A cada dia que passa mais funcionários e empregadores optam por pelo home office, seja para diminuir os gastos operacionais do negócio ou para aumentar a qualidade de vida do funcionário. Apesar de ser benéfico para ambas as partes, esse arranjo apresenta um novo desafio para as empresas e seus funcionários. Embora os avanços nas tecnologias móveis e na nuvem tenham possibilitado o escritório remoto, as vulnerabilidades também são inúmeras e a sua segurança de dados pode ser comprometida.
Confira algumas dicas de como se proteger!
Nunca compartilhe a conta do dispositivo de trabalho com outras pessoas
Muitas pessoas compartilhariam o uso de dispositivos de rede em casa com seus familiares, especialmente computadores. Porém, ao usar esses dispositivos para executar trabalhos de escritório, o usuário deve criar uma nova senha para garantir que os arquivos não possam ser acessados por outros usuários. Isso não apenas melhora a segurança do sistema, mas também impede que arquivos importantes sejam lidos arbitrariamente ou excluídos acidentalmente por outras pessoas.
Garantir a privacidade no ambiente de trabalho
É muito comum que as pessoas ignorem o que está acontecendo ao seu redor quando se concentram em suas próprias tarefas. Portanto, é recomendável trabalhar em uma área fechada, sem outras pessoas nas proximidades, especialmente ao digitar senhas ou visualizar documentos confidenciais, e usar um filtro de tela de privacidade. Eles também devem permanecer vigilantes.
Garantir a segurança do ambiente de trabalho
Antes de começar a usar um computador pessoal para o trabalho, é necessário executar a seguinte preparação de segurança:
- Instale o firewall para evitar a conexão direta com a Internet.
- Instale um software anti-malware e execute uma verificação de segurança abrangente
- Faça atualizações regulares do sistema e instale correções.
Verifique se a conexão Wi-Fi está protegida
A segurança da rede Wi-Fi doméstica também é importante. Quem trabalha em casa deve tomar as seguintes medidas para garantir seu uso seguro:
- Mude o nome de login e a senha padrão do roteador;
- Atualize o firmware para a versão mais recente;
- Verifique o status dos dispositivos atualmente conectados e confirme se não há nenhum dispositivo suspeito;
- Use o último protocolo de segurança WPA3. Se o roteador não suportar, o WPA2 mais comum pode ser usado.
Se for necessário trabalhar fora de casa, tente evitar a conexão com o Wi-Fi público e use a função de compartilhamento de ponto de acesso do telefone móvel para acessar a Internet.
Proteger Dados
Os funcionários devem fazer backup dos dados nos servidores da empresa ou no armazenamento em nuvem fornecido pela empresa para fins de backup central. Se os dados precisarem ser armazenados em computadores pessoais, os funcionários devem garantir que esses dados confidenciais sejam criptografados e armazenados em backup para evitar vazamentos de informações.
Cumpra rigorosamente as diretrizes de segurança das informações da empresa
Os funcionários devem obter as diretrizes de segurança das informações da empresa e segui-las rigorosamente. Se alguma atividade suspeita for detectada no computador, os funcionários devem se desconectar da rede da empresa imediatamente, reportar ao administrador de TI e solicitar assistência.
Envie seu Comentário