Ensinar seus filhos sobre os riscos online que eles podem enfrentar e como evitar ou relatar ameaças é uma das etapas mais importantes que você pode tomar para garantir segurança na internet para crianças.

Mas, primeiro, você precisa entender esses riscos por si mesmo. Isso significa manter-se atualizado sobre as tecnologias, aplicativos e tendências de redes sociais da moda. Pode ser desafiador, mas prepara você para conversar com seus filhos sobre o que esperar online.

Perigos online para discutir com seus filhos

  • Sites perigosos ou inadequados
  • Malware e como ele pode ser baixado em computadores e telefones
  • Fraudes e golpes online
  • Predadores sexuais

Você também precisará manter um diálogo aberto com seus filhos. Deixe-os saber que você está zelando pela segurança deles e certifique-se de ouvir suas perguntas e preocupações.

Uma conversa aberta pode ajudá-los a se sentirem à vontade para conversar com você, mesmo sobre coisas desagradáveis ​​que encontrarão mais tarde online. Também o ajudará a entender melhor como seus filhos usam a Internet. Deixe as crianças saberem que podem conversar com seus pais, professores ou outros adultos de confiança quando encontrarem conteúdo online que as faça sentirem medo ou desconforto.

Como definir regras

Definir e explicar o motivo de cada regra e o perigo contra o qual ela protege pode ajudar seu filho a entender os riscos potenciais. As regras devem proteger a privacidade, segurança e informações pessoais de seu filho.

Você pode até pedir a seu filho que assine um contrato de segurança online. O contrato pode ser uma oportunidade para ensinar seu filho sobre os riscos online e como reagir a eles. Os contratos também podem iniciar uma conversa sobre os limites que você deseja definir para a maneira como seu filho usa a Internet.

Mantenha a conversa aberta e contínua à medida que seu filho fica mais velho, com a promessa de mais direitos e responsabilidades à medida que ele cresce.

Como garantir a segurança na internet para crianças

Quando você der a seu filho um smartphone ou tablet pela primeira vez, use-o como uma oportunidade de ensino. Mostre a seu filho como configurar senhas fortes e definir novas regras para quem pode e quem não pode baixar aplicativos.

  • Mantenha o computador de seus filhos em uma área comum da casa para monitorar sua atividade na Internet.
  • Verifique frequentemente o histórico do navegador do seu filho.
  • Use software ou ferramentas de segurança.
  • Ative os recursos de privacidade por meio de seu navegador ou provedor de serviços de Internet.
  • Saiba quais outros computadores ou dispositivos seu filho está usando.
  • Conheça as senhas de seus filhos.
  • Fique atento a mudanças no comportamento de seu filho que possam indicar cyberbullying ou contato com um predador sexual online.

Mas fique atento: Deixe claro se você irá monitorar suas atividades online, rastrear seu histórico de navegação e manter uma cópia de suas senhas. Espiar a atividade online de seus filhos sem avisá-los pode minar a confiança deles em você.

Certifique-se de que seus filhos entendam que um smartphone é pessoal e ninguém mais deve usá-lo. Compartilhar o telefone pode expor informações privadas ou permitir que alguém se faça passar por ele online. Deixe seus filhos saberem como isso pode prejudicar sua reputação se alguém enviar ou postar um texto, comentário ou foto inadequada.

Fale também sobre os danos a longo prazo à reputação deles, certos comentários ou fotos de momento podem ter depois de postados online. Ensine-os a pensar cuidadosamente sobre como outras pessoas podem ver ou interpretar suas postagens.

5 coisas para pensar

Defina as regras. Assim como fez com o computador da família, converse sobre as diretrizes para o primeiro smartphone do seu filho e os riscos exclusivos dele.

Configure a proteção por senha. Ajude seu filho a configurar a proteção por senha antes de usar o telefone. Isso impedirá qualquer pessoa, exceto você e seu filho, de usá-lo ou acessar as informações pessoais nele armazenadas.

Atualize o sistema operacional. Certificar-se de que o telefone está sempre executando o sistema operacional mais recente garantirá que ele tenha as correções de segurança mais recentes.

Diga a seu filho para não baixar novos aplicativos sem sua aprovação. Entenda o que o aplicativo faz e analise sua política de privacidade para proteger a privacidade de seu filho.

Fale sobre serviços de localização. O GPS pode revelar a localização do seu filho ao postar online do telefone. Para reforçar a segurança na Internet para crianças, antes de comprar o telefone, pergunte como desabilitar os serviços de localização de fotos e outras postagens enquanto ainda usa o GPS para mapas.

Dicas para segurança de adolescentes nas mídias sociais

  • Não poste fotos ou comentários inadequados. Evite postagens sobre drogas e álcool ou sobre nudez, intolerância, violência ou ameaças.
  • Bloqueie qualquer pessoa que poste comentários ofensivos, ameaçadores ou inadequados sobre você e denuncie-os ao aplicativo.
  • Entenda as configurações de privacidade e leia os acordos de privacidade antes de usar qualquer aplicativo. Você pode estar dando muitas informações.
  • Desconfie de novos amigos que conhecer nas redes sociais. Eles podem estar tentando obter algo de você.
  • Não fale sobre sexo com estranhos. Eles podem não ser quem seu perfil diz que são.
  • Evite encontros pessoais com alguém que você só conheceu nas redes sociais.

 

Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então, SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia COMO EVITAR A VIOLÊNCIA!

Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar. Quer proteger a si mesmo e a quem você ama? CLIQUE AQUI!