As viagens em família, sejam elas longas ou de um final de semana, sempre incluem opções diferentes de diversão, como parques, kartódromos e esportes aquáticos. Apesar de garantirem muita adrenalina e ótimos momentos em grupo, essas atividades também requerem atenção à segurança da família.

Para que você possa curtir com mais segurança as férias, feriados e finais de semana, preparamos o artigo a seguir com dicas simples, porém importantes, que vão deixar o seu momento de lazer muito mais tranquilo e evitar acidentes sérios. Vamos lá?

Parquinhos

Quer lugar mais inofensivo e próprio para crianças do que um parquinho? Mas mesmo assim, acidentes podem acontecer. Então converse com seu filho e esteja sempre atento.

– Explique os riscos de correr na frente ou atrás do balanço e mostre onde ele deve caminhar para não ficar na “zona de alcance” do brinquedo.

– Cachecol, capuz e correntinha no pescoço devem ser retirados, pois podem enganchar em algum brinquedo.

– Verifique o estado de conservação dos brinquedos. Os de metal podem enferrujar, os de madeira podem ter farpas ou partes danificadas pela umidade.

– Confira se seu filho tem a idade adequada para o local. Se não houver uma placa informativa, observe as demais crianças. Caso ele seja muito mais novo que as demais, pode acabar se machucando. Se ele for muito mais velho, pode machucar alguém.

Kart

As regras de conduta, como dar passagem para outros pilotos, não executar manobras perigosas como a chamada “cavalo de pau”, dentre outras, são definidas por cada kartódromo. Mas é preciso ficar atento às orientações que são válidas para todos e evitam muitos acidentes. São elas:

– Não pilotar o veículo caso tenha ingerido bebida alcoólica.

– Uso obrigatório o uso de capacete.

– Uso recomendado de luvas, balaclavas e macacões.

– Os pilotos de cabelos longos deverão prendê-los com elásticos, colocando-os para dentro da camisa. Nesse caso, é ainda mais importante que a balaclava, aquela máscara que sempre vemos nos pilotos de fórmula 1, seja utilizada. Ela dá proteção extra ao cabelo e não deixa que ele se solte.

– Não sair do kart na pista durante a corrida. Caso necessário ajuste do kart ou troca de equipamento o piloto deverá dirigir-se aos boxes.

– Na ocorrência de uma colisão durante a corrida, o piloto deverá erguer uma das mãos e manter a outra no volante. Conservando pernas e braços na parte interna do kart, em posição de pilotagem, até que um dos fiscais de pista venha lhe auxiliar.

– Todas as regras de conduta devem ser seguidas desde o momento em que os pilotos entram na pista, não importando se seja volta classificatória, treino ou mesmo que a corrida tenha acabado.

Esportes Aquáticos

Wakeboard – Para a prática, o esquiador, como é chamada a pessoa que fica na água, segura uma corda com um manete. Essa corda é presa a uma lancha e será puxada pela embarcação. Nos pés, o esquiador conta com uma prancha com duas botas fixas, ficando assim preso ao equipamento.

Na lancha, devem estar duas pessoas com habilitação para dirigir barcos (Arrais), uma no comando e outra em contato visual constante com o esquiador. Além disso, é necessário que o praticante use um colete salva-vidas de modelo esportivo. O capacete não é obrigatório, mas é recomendado, principalmente para crianças.

Outro ponto importante é conferir se a prancha é do tamanho adequado. Quando as botas ficam muito largas, as chances de o pé se desprender, o esquiador cair e até a prancha se chocar contra ele são maiores.

Modalidades a remo – Já para quem vai curtir o dia em um caiaque, Stand Up Padle ou barco a remo, é importante nunca se esquecer do leash (aquela “cordinha” que te mantém preso à prancha) e o colete salva-vidas. E não importa se você estará perto de outras pessoas, ou próximo à terra firme. Esses equipamentos podem ser indispensáveis para que você retorne em segurança para casa.

Uma boa dica também é levar consigo um apito e alguma forma de comunicação (como um celular ou aparelho de GPS). Como essa atividade normalmente é de maior duração, caso seja possível, leve também um pouco de água doce para se hidratar.

Por fim, mesmo que tenha em mãos todos os equipamentos de segurança necessários, caso vá sair sozinho, informe para alguém de confiança o horário em que você vai entrar na água, qual direção pretende seguir e quanto tempo ficará remando. Caso você precise de algum tipo de resgate, essas informações serão valiosas.