Hoje em dia, mais do que nunca, é importante garantir que as crianças fiquem seguras na Internet. A internet é um ótimo recurso para encontrar informações, mas é importante que os pais estejam cientes dos potenciais perigos que a rede pode oferecer.

Mais do que apenas monitorar o que os pequenos fazem online, é necessário que os responsáveis ensinem as crianças sobre noções de segurança e sobre a importância de deixar os pais sempre informados sobre qualquer problema durante a navegação.

adolescentes na internet

Aqui estão algumas dicas de segurança que as crianças devem lembrar quando estiverem utilizando a internet:

  • Não dê a ninguém sua senha, nome, endereço, nome da sua escola ou qualquer informação sobre sua família
  • Não fale com estranhos na Internet
  • Não concorde em conhecer alguém que você conheceu online
  • Não preencha um perfil que solicite seu nome e endereço
  • Não visite uma sala de bate-papo sem a permissão de um adulto
  • Não permaneça online se vir algo que acha que seus pais não vão gostar. Desconecte o computador ou celular e chame imediatamente um adulto
  • Não poste fotos suas sem a permissão de seus pais
  • Não baixe nem instale nada no seu computador sem a permissão dos seus pais
  • Se você tiver alguma dúvida sobre algo que lê, pergunte aos seus pais ou responsáveis
  • Se você estiver conversando com alguém online e ele o deixar desconfortável, lembre-se de que você não precisa conversar com ele. Novamente, informe um adulto sobre o teor da conversa

Você sabia que, para ensinar as crianças a tomar melhores decisões on-line, o Google criou recursos e dicas que ajudam os pequenos a serem mais conscientes no ambiente digital? O objetivo é ensinar às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital, para que elas possam explorar o mundo on-line com confiança.

Claro que o material é voltado para os pais. São dicas de como eles podem conversar com seus filhos sobre os perigos da rede e, assim, garantirem que tenham uma experiência mais segura, divertida e tranquila na internet. Vamos conferir algumas dessas orientações?

Crie regras familiares sobre o que compartilhar

Quando a criança for começar a ter mais autonomia online, é preciso que a família se reúna e converse sobre o que não pode ser compartilhado on-line, como fotos ou informações particulares.

Pratique. Abra a galeria do celular e converse sobre quais daquelas fotos poderiam ou não ser divulgadas e argumente. Incentive as crianças a pensar antes de compartilhar fotos delas e de outras pessoas. Explique a elas que é importante pedir permissão caso não tenham certeza.

Ensine as crianças a reconhecer golpes

Explique que alguns golpes mais elaborados parecem ser mensagens enviadas por amigos. E aqui a tarefa vai ser um pouco mais difícil, porque até adultos experientes podem ser enganados. Então o ideal é orientar que eles sempre te procurem ao receber qualquer mensagem diferente das que estão acostumados. E quando eles de fato te mostrarem alguma mensagem, é importante levar as dúvidas à sério para criar confiança.

Confira mais dicas: CLIQUE AQUI