A internet se tornou um espaço repleto de links maliciosos, trojans e vírus. As violações de dados estão se tornando mais frequentes e os usuários desavisados estão mais vulneráveis do que nunca. Para que a segurança de dados seja preservada, os usuários precisam estar atentos!

venda ilegal de medicamentos

Pense antes de clicar

Só porque você pode clicar, não significa que você deve. Lembre-se de que isso pode te custar dinheiro e tempo. Links maliciosos podem causar danos de várias maneiras diferentes, portanto, certifique-se de inspecionar os links e garantir que eles sejam de remetentes confiáveis antes de clicar.

Autenticar sempre
É importante ter uma senha forte, mas é ainda mais imperativo ter autenticação de dois ou multifatoriais. Este método fornece duas camadas de medidas de segurança, portanto, se um hacker puder adivinhar sua senha com precisão, ainda haverá uma medida de segurança adicional em vigor para garantir que sua conta não seja violada.

Cuidado com o phishing
Já falamos inúmeras vezes aqui sobre como o phishing é uma ameaça à segurança de dados. A melhor maneira de ficar atento a golpes de phishing é evitando e-mails de remetentes desconhecidos, procurar erros gramaticais ou inconsistências no e-mail que pareçam suspeitas e passar o mouse sobre qualquer link que você receber para verificar qual é o destino.

Acompanhe sua pegada digital
Ao monitorar suas contas, você detectará atividades suspeitas. Você consegue se lembrar de todos os lugares em que tem contas online e quais informações são armazenadas nelas, como números de cartão de crédito para facilitar os pagamentos? É importante manter o controle de sua pegada digital, incluindo mídia social, e excluir contas que você não está usando.

haters na internet

Acompanhe as atualizações
Atualizações de software podem ser lançadas quando falhas de segurança são descobertas. Se você achar que essas notificações de atualização de software são irritantes, pense no trabalho que terá para se livrar de um vírus ou mesmo recuperar dados roubados por falhas de segurança.

Proteja seu dispositivo móvel
A segurança não termina no seu desktop. É importante adquirir o hábito de se proteger no celular ou tablete também. Use senhas fortes e recursos biométricos, certifique-se de desligar o Bluetooth, não conecte automaticamente a nenhum Wi-Fi público e faça download com cuidado.

Faça backup de seus dados
Atualmente, o armazenamento não custa muito. Não há desculpa para não fazer backup de dados importantes. Faça backup em um local físico e na nuvem. Lembre-se de que ameaças maliciosas e hackers nem sempre querem roubar seus dados, mas às vezes o objetivo final é criptografá-los ou apagá-los. Faça backup para ter uma ferramenta de recuperação definitiva.