Um caso envolveu e emocionou o mundo inteiro. No dia 23 de junho, 12 garotos que fazem parte de um time de futebol na Tailândia e seu técnico voltavam para casa depois um passeio de bicicleta quando foram surpreendidos pelo mau tempo. A busca por abrigo em uma caverna se tornou uma comovente história com final feliz para esses meninos na Tailândia.
A chuva ficou intensa, a água subiu de forma muito rápida e eles foram cada vez mais fundo no abrigo, até que ficaram presos, ilhados. Foram nove dias isolados e sem comida, até que mergulhadores ingleses encontraram o grupo debilitado e com muita fome a 4Km da entrada da caverna.
O acesso era difícil e, assim, tornava complicado também a entrega de alimentos e o início do processo de salvamento, que começou no dia 8 de julho. A cada dia, quatro meninos eram resgatados por mergulhadores e, o processo dramático e deixou o mundo inteiro atento à jornada, teve o melhor desfecho possível, com todos salvos em boas condições de saúde, apesar da falta de alimentos e da desidratação.
A história dos meninos na Tailândia emocionou, mas também acendeu um alerta para aventuras, trilhas e passeios por caminhos desconhecidos. Preparamos um post completo para que você saiba se prevenir desse tipo de situação adversa.
> Saiba mais sobre o processo de resgate dos meninos na Tailândia;
> Entenda os riscos em trilhas e cavernas;
> Saiba como se proteger em aventuras por jornadas desconhecidas.
O resgate dos meninos na Tailândia
Água turva, trechos estreitos, acesso complicado. O trecho de 4km da entrada da caverna até o local onde o time estava demorava cerca de seis horas.
Apesar das dificuldades, dois mergulhadores auxiliaram cada menino, tornando possível o salvamento de todos. A delicada operação teve fim na manhã de 10 de julho com a retirada de todos os integrantes em segurança. Os resgatados foram levados de helicóptero para o hospital, onde ficarão em quarentena e observação.
Passeios em perigo
Passear na natureza, desbravar paisagens e conhecer novas belezas naturais. O que pode ser um conjunto perfeito para um dia diferente e divertido pode se tornar também um pesadelo.
Antes de se aventurar em trilhas, por exemplo, é fundamental saber mais sobre o espaço, entender o caminho e suas possibilidades para evitar possíveis perdas da trilha original, assim como a presença de animais selvagens, insetos, possibilidade de inundação, riscos à segurança e até mesmo possibilidade de salvamento e sinal de celular.
Como evitar situações de perigo?
Pensando nisso e para evitar momentos como os vividos pelos meninos na Tailândia, preparamos uma lista com dicas para você se proteger dos riscos nas trilhas e aventuras pela natureza.
- Mantenha-se na trilha oficial predefinida em unidades de conservação ou no caminho que você e outras pessoas do grupo já conhecem;
- Leve com você um kit básico de primeiros socorros, assim como alguns suprimentos de comida e água, mesmo nas trilhas e aventuras menores e mais conhecidas;
- Se possível, leve um GPS com bom sinal para lugares abertos;
- Tenha um sinalizador na mochila;
- Como não é possível saber se você vai precisar de uma fogueira, leve isqueiro e um pouco de combustível;
- Caso se perca, demarque o caminho e procure um local para se abrigar da chuva e de animais selvagens.
Leia também
Como se proteger dos casos de mortes por raios
Doze meninos e técnico de futebol são retirados de caverna na Tailândia após três dias de resgate
Envie seu Comentário