Por que saber técnicas de defesa pessoal? Entenda benefícios

Veja eventos e cursos programados para o mês de setembro e saiba onde aprender a se defender

É possível que você nunca tenha pensado a respeito, mas a violência urbana e os casos relatados diariamente nos noticiários preocupam e acendem um alerta: é preciso aprender a se defender. Você sabia que conhecendo técnicas de defesa pessoal simples você pode se livrar de criminosos desarmados, assédio sexual e abordagens invasivas?

Situações de assédio em transportes por aplicativo, medo de andar em ruas desertas, especialmente durante à noite, e uma série de inseguranças e anseios fazem parte da rotina de milhões de mulheres em todo o Brasil. De acordo com dados de 2016 do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no país.

Mas as técnicas de defesa pessoal não são necessárias apenas para elas. Homens e mulheres podem ser beneficiados por esse conhecimento, que contribui para a autodefesa e para o condicionamento físico.

técnicas de defesa pessoal

O Violência Social preparou um post para você saber:

> Motivos essenciais para você conhecer formas de autodefesa;

> Veja a agenda de cursos e eventos no mês de setembro para aprender técnicas de defesa pessoal.

Por que aprender técnicas de defesa pessoal?

A própria situação atual de violência urbana já é um motivo e tanto, certo? Afinal, ninguém sabe quando poderá se tornar vítima. Por isso mesmo, é fundamental melhorar o seu condicionamento e saber atitudes simples que podem mudar o rumo de uma abordagem.

  1. Melhora sua autoconfiança – Como já dissemos em outros posts, técnicas de defesa pessoal só valem para situações em que o criminoso esteja desarmado e que você tenha domínio da técnica que pretende colocar em prática. No entanto, saber que você não está completamente à mercê da criminalidade é capaz de melhorar sua autoconfiança;
  2. Desenvolvimento da consciência – A consciência corporal em si e aquela que diz respeito a tudo ao seu redor. Mesmo sabendo como se defender, você não deseja ser atacado, e passa a melhorar sua percepção do ambiente, evitando ruas escuras, estando atento a atitudes suspeitas e evitando situações de risco;
  3. Ensina o respeito – A defesa pessoal não é uma arte marcial, embora utilize técnicas de diferentes esportes. Por isso mesmo, muitas regras são trabalhadas, e uma das principais é o respeito a si mesmo, já que em caso de acidentes, torna-se impossível utilizar o conhecimento de defesa pessoal;
  4. Melhora do condicionamento físico – Treino e muita dedicação. Esses são os componentes ideais para que você aperfeiçoe suas técnicas de defesa pessoal e ainda melhore seu condicionamento físico. Em uma única aula de autodefesa é possível eliminar muitas calorias.

Agenda de setembro

técnicas de defesa pessoal

Quer aprender? Aproveite, durante o mês de setembro acontecerão cursos e aulas por todo o Brasil. Veja onde fazer pertinho de você:

04/09 – Aulão de inauguração – Wing Tsu-Kung Fu – Defesa pessoal (Campo Mourão, PR)

http://bit.ly/2PvI6U8

15/09 – Treino de Defesa Pessoal Feminina (Curitiba, PR)

http://bit.ly/2PYV6m6

15/09 – Seminário de Defesa Pessoal Feminina (Tubarão, SC)

http://bit.ly/2CdhhCc

22/09 – 1º Seminário de Defesa Pessoal Feminina (Bauru, SP)

http://bit.ly/2oB5ZOo

22/09 – Aulão de Defesa Pessoal (Diadema, SP)

http://bit.ly/2oC29ou

22/09 – Curso de Defesa Pessoal (Belo Horizonte, MG)

http://bit.ly/2LROcMn

29/09 – Curso de Defesa Pessoal Feminina (São Paulo, SP)

http://bit.ly/2wEKAZ7

 

Leia também

Como evitar a violência, dicas para você se proteger!

6 dicas de defesa pessoal para mulheres que você precisa conhecer

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

− 2 = 4