Novo golpe nos caixas eletrônicos

Um novo golpe nos caixas eletrônicos pode afetar a vida de diversos brasileiros. Assim como os que ocorrem dentro das agências bancárias, o objetivo dos bandidos é ficar com o cartão da vítima para poder assim sacar dinheiro. O diferencial dessa nova modalidade é que ocorre nos caixas 24h dos supermercados e contam com três criminosos atuando em conjunto para que tudo saia conforme planejado.

Leia também:

Cartões trocados em casa? Como agem os golpistas

Golpe contra o consumidor afeta milhões no Brasil

O modo de agir

Os criminosos analisam as pessoas que vão ao caixa para decidir quem será a vítima da vez, como sempre os alvos favoritos são as pessoas mais velhas, desacompanhadas e que aparentam estar distraídas.

Depois de escolher “o alvo”, o golpe começa. Assim que a vítima faz qualquer tipo de transação no caixa, ela passa a ser seguida, inclusive dentro do supermercado.

golpe do motoboy

O primeiro bandido a aborda com um papel na mão, dizendo que aquele comprovante saiu do caixa logo ela terminou a operação e que a máquina ainda está logada.

A vítima então se dirige ao caixa para checar o que está acontecendo. Ao chegar ao local, encontra o segundo golpista, que a orienta a colocar o cartão no caixa eletrônico para destravar a máquina.

Pouco tempo depois, a vítima percebe que durante toda a agitação seu cartão foi trocado pelo de outra pessoa. Esse é o momento em que o terceiro bandido entra em cena.

Se mostrando preocupado com a pessoa que acaba de ser enganada, ele oferece ajuda para ligar para a operadora do cartão para solicitar o bloqueio. Nervosa, a pessoa aceita que a ligação seja feita pelo próprio “benfeitor”. Adivinhem só: mais uma vez, tudo faz parte do golpe e a ligação nunca é feita. Essa terceira abordagem acontece, na verdade, para “ganhar tempo”. Enquanto a vítima acredita que está em contato com o banco os outros dois bandidos estão usando o dinheiro dela livremente.

roubo de caixa eletrônico

Como se proteger

  • Nunca aceite ajuda de estranhos caso não consiga usar o caixa eletrônico. Chame um funcionário do supermercado e informe que está com dificuldade.
  • Não deixe que ninguém fique ao seu lado enquanto você tenta usar o caixa eletrônico, mesmo que a pessoa esteja uniformizada. Os funcionários sabem que a senha é pessoal e intransferível e não se aproximam enquanto você a digita.
  • Ao digitar sua senha coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que ela seja visualizada por pessoas próximas.
  • Não deixe ninguém encostar em seu cartão.
  • Caso algo aconteça, ligue sempre você mesmo para a central de atendimento do seu banco, nunca confie seus dados bancários a ninguém.
Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

4 + 3 =