Mais um golpe está rodando o mercado e tirando o sono das pessoas que usam serviços de delivery. A nova modalidade, que já foi registrada em diversos apps de entrega, como Rappi, Ifood, entre outros, acontece quando o cliente seleciona a forma de pagamento em cartão.
Ao fazer um pedido em que é necessário pagar com o cartão de crédito ou débito na entrega, o entregador leva uma maquininha com a tela defeituosa, explicando ao cliente que a máquina caiu da moto e quebrou. E é aí que a coisa complica.
O entregador, que na verdade faz parte da organização criminosa, adiciona um valor muito maior na máquina e o cliente, que não consegue conferir na hora o número registrado, digita a senha.
Caso o cliente tenha saldo para a transação com o valor bem acima do previsto, o entregador vai embora e quando menos perceber, a vítima já foi roubada, por um valor muito maior do que a compra original realizada.
Os estabelecimentos
O que torna o golpe mais difícil de ser combatido é que os golpistas que se passam por entregadores levam, além da máquina com o visor quebrado, um segundo parelho. Nesse, eles pagam o valor correto aos estabelecimentos, para não causar suspeitas.
Como Evitar
Neste caso específico, a principal dica é não aceitar realizar qualquer pagamento quando a tela da máquina estiver quebrada. Você deve sempre poder conferir os valores registrados. Além disso, a Febraban também tem uma série de recomendações para que você utilize os cartões de forma segura e proteja o seu dinheiro!
- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém, nem permita que o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
- Nunca guarde a senha junto com o cartão, reduzindo o risco de perda e roubo.
- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
- Em caso de retenção do cartão no caixa automático, não digite sua senha e aperte as teclas “ANULA” ou “CANCELA”. Ligue imediatamente para o banco ou procure a ajuda de um funcionário que esteja identificado, se estiver usando o caixa eletrônico de uma agência bancária. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. NUNCA utilize telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco;
- Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
- Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha.
- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
- Ao sair, só leve cartões e talões de cheques se for utilizá-los. Assim, você evita a perda ou roubo;
- Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel;
- NUNCA utilize seu cartão para fazer compras em sites desconhecidos.
Envie seu Comentário