A maior parte dos incêndios em casa são causados por falta de manutenção e atenção. Saiba como evitar

Mais comuns do que imaginamos e com consequências avassaladoras, os incêndios muitas vezes começam por fatores que poderiam ser evitados. Seja quem mora em casa ou apartamento, é preciso ficar atento para que pequenos descuidos não sejam o estopim para um problema muito maior.

incendios

Você sabe se a sua casa é segura contra incêndios? E quando sai, sabe detectar que aquele ambiente oferece rotas de fuga e extintores para caso alguma emergência ocorra? Caso não saiba, ou mesmo se precisar de mais algumas dicas, no post abaixo, você vai ver:

– Dicas de manutenção contra incêndios

– Cuidados básicos em casa

– Segurança também fora de casa

Dicas de manutenção

Boa parte dos incêndios são causados por problemas de manutenção na rede elétrica das residências. Um único fio comprometido pode causar problemas sérios. Então, tente realizar uma checagem periódica na rede de energia da sua casa. Peça para que um profissional confira fios, disjuntores e tomadas e procure qualquer indício de que eles estão prestes a superaquecer. Superaquecimento ou eventuais fagulhas poderão provocar um início de incêndio.

Por esse mesmo motivo – aquecimento – não sobrecarregue as tomadas com diversos adaptadores acoplados a ela, isso faz com que muita energia seja puxada para um único ponto, o que pode ser decisivo para superaquecimento e derretimento da parte plástica dos fios ou tomadas.

Uma boa solução para isso é substituir todos os adaptadores por filtros de linha. Esse tipo de equipamento conta com um fusível que rompe automaticamente a passagem de energia em caso de sobrecarga.

Cuidados básicos

incendios

Além de manter a manutenção da rede elétrica em dia, há mais algumas atitudes que você pode tomar para evitar incêndios. Por exemplo, você carrega seu celular no sofá? Ou em cima da cama? Pode começar a rever esse costume. Carregar aparelhos eletrônicos em cima de móveis estofados é um risco grande, que quase todo mundo corre diariamente. Uma sobrecarga repentina de energia na tomada, uma faísca saindo deum pedacinho descascado do fio do carregador ou mesmo um curto no aparelho são coisas que você não pode prever. E se isso acontecer em cima de um tecido inflamável, é incêndio na certa.

Aparelhos que puxam muita energia, como aquecedor, ferro de passar roupa, chuveiro elétrico e torneira elétrica devem ser usados, de preferência, um de cada vez. Caso não seja possível, fique de olho nas tomadas, veja se estão esquentando, e não tome banhos muito quentes por muito tempo. Esse tipo de equipamento sobrecarrega a rede como um todo. E sempre desligue os aparelhos, incluindo o ar condicionado, ao sair de casa.

Por fim, todo cuidado é pouco na cozinha. Muitos incêndios começam por lá e são os mais perigosos para quem usa botijão de gás.  Ao trabalhar na cozinha, nunca deixe as bocas do fogão acesas sem uso. Além disso, confira as mangueiras e registros do gás, que possuem prazo de validade.

Mesmo com válvulas e mangueiras trocadas, acidentes acontecem. Então ao menor sinal de vazamento de gás, abra as janelas e portas, deixe o ar circular pela casa e não ligue nenhum interruptor ou equipamento elétrico.

Segurança também fora de casa

incendios

Tudo bem, em casa é possível ter certeza de que todas as medidas de segurança foram tomadas, mas e na rua? Como saber se um restaurante, bar ou casa noturna, por exemplo, são seguros e estão em dia com as normas impostas pelo corpo de bombeiros?

Para começar, veja se ele tem alvará de funcionamento. Esse documento deve estar exposto na entrada do local e é a garantia de que o ambiente foi inspecionado por um profissional e sua abertura para o público liberada.

Além disso, veja se o espaço tem saída de emergência, extintores, iluminação de emergência e sinalização de saída de emergência. Quando escolher onde vai sentar, visualize onde está a saída de emergência e trace mentalmente uma rota de fuga. Parece exagero, mas sair do local assim que qualquer indício de incêndio começar pode ser determinante para sua vida.