Um final de semana de descanso, um feriado prolongado, a semana na praia ou as sonhadas e planejadas férias em família. Momentos e passeios que têm tudo para se tornarem inesquecíveis com boas memórias e registros podem se transformar em verdadeiros pesadelos se você for vítima de um golpe do aluguel de temporada.
Os criminosos se aproveitam da situação de maior empolgação e vulnerabilidade de suas possíveis vítimas. Geralmente, a ação acontece como uma rede, uma espécie de quadrilha de golpistas que visa os lugares mais procurados por turistas em tempos de alta temporada.
O VS preparou um post especial para que você entenda como funciona o golpe do aluguel de temporada e não se torne alvo dos bandidos! Entenda:
> Como funciona a ação;
> Como fazer a denúncia de anúncios e contatos sobre aluguel suspeitos;
> Saiba identificar anúncios fraudulentos e fuja do golpe.
Golpe do aluguel de temporada: como os criminosos agem?
Imagine a seguinte situação: depois de muitas conversas e procura, você e sua família decidem o destino da próxima viagem. As opções de hospedagem são inúmeras, e aplicativos que oferecem casas e apartamentos ganham cada vez mais espaço no mercado.
Você encontra o imóvel ideal, que promete muito conforto, bom gosto, proximidade dos principais pontos turísticos e, o melhor, com um preço incrivelmente atrativo para as datas mais procuradas da temporada.
Nada melhor do que combinar tudo online – ou via telefone – com o proprietário, separar datas e transferir valores para que sua reserva esteja garantida, certo? Nem sempre. É exatamente nesse momento que os criminosos aproveitam para aplicar o golpe.
Depois de horas de estrada ou até mesmo de avião, vocês chegam para realizar o sonho que tanto anseiam, até que descobrem que o imóvel anunciado não existe, não pertence a quem o estava alugando ou jamais esteve à disposição para um aluguel de temporada.
É dessa forma que as quadrilhas vêm agindo em diferentes lugares do Brasil e aplicando o chamado golpe do aluguel de temporada.
Geralmente, o crime é cometido por grupos que se unem com o objetivo de enganar pessoas e conseguir um retorno financeiro fácil e rápido, sem nem mesmo precisar sair de trás da tela de um computador ou smartphone.
Eles criam contas falsas nos mais diferentes sites e aplicativos de aluguéis de imóveis, incluem fotos roubadas de outros perfis, endereços fictícios ou também retirados de outros anúncios já existentes e oferecem valores abaixo do mercado e que atraem os mais diferentes públicos.
Para que o crime seja cometido com ainda maior chance de sucesso, eles preferem os “locatários” que vêm dos lugares mais distantes para aproveitarem as férias, e que só descobrirão a farsa quando chegar o dia da viagem.
Denuncie!
Foi vítima de fraude? É possível denunciar o golpe do aluguel de temporada para que os suspeitos sejam punidos. O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou, em alguns casos, até mesmo pela internet.
O ideal é que você reúna todos os materiais que comprovem o golpe: prints que mostrem o anúncio falso, conversas com os criminosos que se passavam por proprietários, além de possíveis contratos falsificados.
Depois, é possível acionar um advogado para entrar com uma ação judicial de reparação de danos na Justiça, tanto morais quanto materiais. Caso o imóvel tenha sido alugado por uma pessoa jurídica, é possível ainda acionar o Procon.
Faça uma boa escolha e não seja vítima
O “desconfiômetro” pode ser uma boa arma para que você não seja vítima de um golpe do aluguel falso em plena temporada.
Atitudes simples, como priorizar sites e aplicativos confiáveis e desconfiar de anúncios com preços muito abaixo do mercado, podem ajudar numa escolha melhor na hora de decidir onde passar as férias. Fique de olho nas nossas dicas!
- Histórico: procure referências com outros amigos a respeito de determinado imóvel e dê uma atenção especial aos comentários e às avaliações de outros inquilinos;
- Referências: procurar saber sobre estabelecimentos próximos ao imóvel podem te auxiliar a identificar a real existência e procedência do local;
- Aproveite os recursos tecnológicos: ferramentas como o Google Maps permitem que você visualize as casas de determinado endereço. Confirme se o endereço anunciado existe e condiz com características e fotos publicadas pelo proprietário;
- O barato pode sair caro! Pesquise valores de outros imóveis na mesma região e desconfie de valores praticados muito abaixo do mercado;
- Caso o imóvel que você pretende alugar seja em um balneário ou cidade não tão distante de onde você mora, procure visitar o local com antecedência e pesquisar mais a respeito;
- Priorize o aluguel com o intermédio de imobiliárias ou sites especializados;
- Faça um contrato detalhado com informações do locatário, bem como um inventário com todos os detalhes do que há no imóvel e autentique os documentos;
- Evite pagar todo o valor do aluguel antecipadamente, de modo que você possa renegociar valores caso a realidade não seja condizente com a expectativa de acordo com o que foi anunciado.
Leia também
Fantástico mostra o golpe de aluguel de imóveis por temporada no verão
Casal de SC é suspeito de aplicar golpe de aluguel de temporada para sustentar vida de luxo
Envie seu Comentário