Dicas para quem vai curtir os últimos dias de Rock in Rio

Vai #sextar na cidade do rock? Curtir um dos maiores eventos musicais do mundo ao lado de amigos e familiares pode ser uma experiência única! Principalmente se levarmos em consideração que alguns dos artistas e bandas mais famosos do planeta se apresentarão nos palcos cariocas.

Mas, como sempre, nem tudo são flores. Assim como qualquer evento de grande porte, o Rock in Rio é o cenário ideal para furtos, perdas de objetos pessoais e confusão. Com uma estimativa de 700 mil pessoas passando pelo local nos 7 dias de evento, os organizadores redobraram a segurança e a revista na entrada, mas cabe também a você saber como se proteger.

Ainda que seja impossível prever confusões, tumultos ou a ação de pessoas mal-intencionadas, algumas atitudes podem prevenir problemas maiores. Medidas simples, como proteger os bens pessoais mais preciosos, como documentos e celulares, por exemplo, podem evitar dores de cabeça enormes.

A dica mais simples é nunca deixar esses itens no bolso de trás da calça. Opte pelo bolso da frente e sempre mantenha a mão próxima, segurando o aparelho ou carteira. Se possível, escolha uma pochete do estilo “doleira”, que fica por baixo da calça e dificulta a ação de criminosos.

Caso algum tumulto comece, simplesmente se afaste. A atitude mais sensata para esses momentos é não se envolver na confusão e procurar um local tranquilo para terminar de assistir o show. Se possível, inclusive, procure um segurança para informar sobre o tumulto.

Conhecendo o local

Se engana quem acredita que as medidas de segurança se resumem somente ao momento do evento. Antes de se dirigir à cidade do rock (ou a qualquer outro espaço de shows), entre no site oficial do festival e se informe sobre saídas de emergência, rotas de fuga e o que é permitido ou não levar na mochila.

Saber com antecedência os locais mais seguros e com acesso à rua pode ser uma medida determinante em caso de tumulto generalizado, acidentes ou qualquer tipo de confusão.

Cuidado com a bebida

Como dissemos, por mais imprevisíveis que sejam, alguns problemas podem ser evitados, principalmente se você estiver em estado de atenção pleno, sem uso de drogas ou bebidas alcoólicas, o que facilita a tomada de decisão e a fuga para áreas de segurança. Confira mais algumas dicas essenciais para que você possa curtir o show com mais tranquilidade.

  1. Não exagere na bebida alcoólica:beber moderadamente vai fazer com que você aproveite a noite ainda melhor e com plena percepção de tudo ao seu redor;
  2. Atenção ao ambiente:se perceber o início de uma confusão, retire-se o quanto antes;
  3. Pegue leve com as multidões:em ambientes que costumam reunir muitas pessoas, situações adversas, como pequenos esbarrões, podem acontecer. Tente relevar para evitar brigas;
  4. Objetos de valor:se possível, evite levar objetos de valor e muito visados por criminosos, como smartphones e câmeras. Fugir das carteiras também é uma boa alternativa, optando por levar documentos, cartão e uma pequena quantia em dinheiro;
  5. Bolsas pequenas e próximas ao corpo:caso você não consiga deixar de levar uma bolsa e seu celular, prefira os modelos pequenos e que você consiga deixar bem próximo ao corpo, na parte da frente. Prefira as opções bem fechadas;
  6. Combine um ponto de encontro:grandes aglomerações podem fazer com que você se perca do seu grupo. Combinem pontos de encontro e estratégias caso isso aconteça;
  7. Busque ajuda:se for provocado, agredido ou se ver em meio a uma briga, confusão ou mesmo arrastão, não revide e busque ajuda de seguranças e uma equipe devidamente preparada. Registre um boletim de ocorrência.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

1 + 1 =