Dicas para deixar sua casa segura no feriado

Juntar toda a família, sair para curtir o feriado prolongado, relaxar e esquecer dos problemas! Nada melhor, não é mesmo? Mas para que toda essa tranquilidade seja possível, você tomar alguns cuidados com a segurança residencial.

Os feriados são os dias em que os bandidos sabem que boa parte das pessoas não estão em casa e é aí que, caso sua residência não esteja bem protegida, você pode acabar saindo no prejuízo.

Trancar tudo muito bem

A primeira dica pode parecer óbvia, mas precisa ser dita: tanque as portas e janelas sempre que estiver saindo, por mais curta que seja a viagem.

golpe do aluguel

Os portões também merecem atenção especial. Deixe eles bem fechados e, de preferência, com correntes e cadeados. Quanto mais dificuldade o ladrão encontrar, menor será a probabilidade de ele tentar entrar. Além disso, investir em travas e fechaduras com chave tetra é uma boa ideia. Você não vai gastar muito e ainda terá segurança redobrada.

Ah! E nada de deixar uma chave reserva pro lado de fora da casa. Se organize, pense em táticas para não perder suas chaves, deixe uma cópia com um vizinho de confiança, mas nunca deixe uma chave “à disposição” do bandido.

Faça parecer que a casa está cheia

Deixe uma luz sempre acesa dentro da casa, para que durante a noite os ladrões imaginem que a casa está ocupada. Se tiver um vizinho de confiança, peça também que ele acenda e apague as luzes do quintal todos os dias.

Esse vizinho pode ser de grande ajuda também caso você tire férias ou precise se ausentar de casa por muitos dias. Peça para que a pessoa de confiança recolha as cartas do correio! Cartas acumuladas no portão ou na caixa de correio são um grande indício de que ninguém está por lá.

Guarde objetos de valor em um cofre

Sim, nós sabemos, nem todos tem um cofre à disposição. Mas, caso você tenha, use-o para guardar joias, objetos de valor e quantias grandes de dinheiro que tenha em casa. Caso você não tenha, busque um local inusitado, como atrás da geladeira ou perto da caixa de ferramentas para guardar seus objetos de maior valor. Pense como o ladrão: onde você nunca imaginaria encontrar um colar valioso? Pois guarde o seu lá!

Alarmes

Encontre um sistema de alarmes que se encaixe no seu orçamento e nas suas necessidades. Se você viaja muito, vale investir em câmeras que te ajudem a monitorar a casa durante sua ausência. Aposte também em sensores de movimento, tanto nas entradas da casa quanto nos ambientes internos. E, claro, não se esqueça de ativá-lo sempre que for sair.

briga de vizinhos

Jardinagem bem planejada

Para que sua casa fique segura, não importando se é feriado ou não, cuidado com as árvores localizadas perto de janelas ou arbustos que possam proteger um ladrão da sua vista.

Além de facilitar que o bandido fique à espreita quando você está dentro de casa, árvores muito grandes também impedem que os vizinhos possam ver qualquer tipo movimentação suspeita no interior da sua residência em períodos em que você está fora.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

+ 26 = 34