Época de comida boa, festas pra lá de coloridas, muita música caipira e família reunida. Durante os meses de junho e julho o Brasil é dominado pelas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, que são celebradas nas tradicionais quermesses e festas juninas.

Mas, se você é um leitor do Segurança da Família, já sabe: é preciso tomar cuidado em grandes eventos e prezar pela segurança, principalmente dos mais novos.

Pensando nisso, reunimos uma série de dicas que podem te ajudar a curtir uma das épocas mais amadas dos brasileiros com muito mais tranquilidade! Olha só:

Atenção máxima com as crianças

Como já dissemos, as crianças devem ser o principal foco de atenção nos grandes eventos. Isso porque, como todo pai já sabe, basta um minuto de distração para que os pequenos se coloquem em perigo ou saiam do raio de visão.

– Acompanhe sempre as crianças nas barracas e brincadeiras. É importante que você sempre saiba onde elas estão. Coloque também uma pulseira de identificação em cada um dos pequenos, para que outros adultos possam te encontrar caso eles se percam.

– Se a festa tiver fogueiras, converse com as crianças sobre os perigos de se aproximar do fogo e delimite o local. “Daqui você não pode passar” é uma orientação importante, mas não se esqueça de ficar sempre de olho.

– Falando em orientações, assim que chegar à festa combine um ponto de encontro em caso de perda. Escolha, de preferência, um locam bem sinalizado e claro, que a criança possa encontrar com facilidade sozinha. Assim, ele saberá que é pra lá que deve ir caso não consiga te ver. Além disso, mostre quem são os seguranças do local e como eles estão vestidos. Oriente que eles peçam ajuda sempre para pessoas identificadas ou uniformizadas.

– Cuidado com alergias. As festas juninas são conhecidas pelas comidas típicas que agradam quase todos os brasileiros. Mas as guloseimas também são, em sua maioria, repletas de amendoim, açúcar e especiarias, como cravo, canela e gengibre. Caso seu filho tenha algum tipo de intolerância alimentar, não se esqueça de deixar claro que ele não deve aceitar nenhuma comida sem te perguntar e não deve comer em nenhuma barraca sozinho. Esteja sempre junto para garantir que sabe todos os ingredientes do que o pequeno irá comer.

Adultos também devem se cuidar

Não é só com as crianças que você deve se preocupar em lugar com grandes aglomerações de pessoas. Você precisa também estar atento aos seus objetos de valor.

– Não carregue carteira ou celular nos bolsos traseiros. Colocar os itens de mais valor nos bolsos dianteiros ou nas chamadas “doleiras” ajuda você a ter mais controle caso alguém se aproxime.

– Sempre que possível, já compre todas as fichas que irá usar durante a festa de uma vez só. Assim você evita ficar abrindo a bolsa ou a carteira a todo momento, evitando o olhar de possíveis assaltantes.

– Não deixe seu celular ou carteira em cima da mesa ou nos balcões. Muito menos a bolsa pendurada nas costas da cadeira. Em locais com muita gente, os bandidos podem simplesmente passar, te roubar e correr antes mesmo que você entenda o que está acontecendo.