Cuidados com as crianças durante as férias devem ser redobrados

Os pequenos ficam mais agitados em casa e precisam de atenção em tempo integral

As férias escolares chegaram e, para muitos pais e responsáveis, até meados de fevereiro, o momento é de ter os pequenos por perto em período integral. Mais agitados e cheios de energia para gastar, é preciso recorrer a brincadeiras, passeios e atividades. Em meio a tanto ânimo, você sabe quais são os cuidados com as crianças necessários especialmente neste período?

Em meio a tantas atividades motoras, os riscos aumentam. Especialistas apontam que esta é a época onde mais acontecem traumas, fraturas, lesões, viroses, afogamentos, e outros problemas comuns nas emergências.

Quando se trata da primeira infância, então, curtos momentos de distração dos responsáveis podem representar problemas sérios.

cuidados com as crianças

> Saiba quais são os principais acidentes envolvendo crianças;

> Cuidados com as crianças: como prevenir acidentes em casa e em locais públicos.

 

Os principais acidentes envolvendo crianças

Como os pequenos passam mais tempo em casa durante as férias, os acidentes que mais acontecem envolvem quedas, traumas, fraturas, ingestão de produtos tóxicos e afogamentos em piscinas.

Os cuidados com as crianças devem ser mais específicos e direcionados dentro de casa. Em média, 80% dos acidentes domésticos ocorrem na cozinha. Por isso é fundamental manter armários trancados e sob supervisão.

Doenças como viroses, infecções intestinais, e respiratórias também são mais comuns. É importante ter sempre à mão álcool, soro e medicamentos previamente recomendados pelo pediatra que podem solucionar casos de enjoos e diarreias, por exemplo.

 

Cuidados com as crianças: como prevenir as ocorrências de risco?

cuidados com as crianças

A principal forma de fugir dos acidentes com os pequenos é por meio da prevenção. Veja alguns cuidados com as crianças que você pode tomar para que elas aproveitem as férias da melhor forma:

  • Espaço para brincar – Arrume os móveis para que estejam preparados para esse período. Tire mesas de vidro do meio da sala, proteja quinas, facilite o trânsito nos cômodos;
  • Cuidados com pisos e portas – Preste mais atenção às superfícies escorregadias, prefira os tapetes antiderrapantes. Prefira portas com proteção anti-choque, evitando que rajadas de vento as fechem bruscamente, podendo ferir os pequenos. Não deixe objetos em cima de mesas e estantes, de modo que crianças possam alcançar, puxar e se machuar;
  • Produtos fora do alcance – Produtos químicos, como os utilizados para a limpeza, devem estar devidamente tampados e fora do alcance das crianças;
  • Preste atenção às brincadeiras – A diversão nos playgrounds também precisa ter supervisão constante dos adultos, que devem perceber os riscos em determinadas situações.

Caso do menino Luan no metrô – Crianças são espertas e rápidas, uma combinação que pode ser perigosa e até mesmo fatal em um único segundo de distração.

No dia 23 de dezembro, um domingo de manhã, o menino Luan Silva Oliveira viajava com familiares na linha azul do metrô de São Paulo rumo ao Jabaquara. Eles passariam o dia na praia, em Santos. Quando estavam na estação Santa Cruz, pouco antes de a porta fechar, o pequeno correu para fora do vagão em poucos segundos que a mãe se abaixou para pegar uma bolsa no chão.

A família pegou o metrô na estação seguinte, de volta ao encontro de Luan. Além disso, acionou as equipes que trabalham no metrô. Cerca de uma hora depois, o menino foi encontrado nos trilhos, a cerca de 200 metros da plataforma, ainda com vida. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu.

 

Leia também

Como prevenir os acidentes no mar?

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar da violência, além de conhecer melhor os seus direitos!

Envie seu Comentário

+ 13 = 17