É inevitável, se você tem telefone fixo, conexões de internet ou algum tipo de serviço que depende de instalação, eventualmente será necessário que os técnicos façam uma visita para realizar algum reparo. E é partindo dessa premissa que criminosos disfarçados de diferentes formas estão fazendo vítimas em prédios residenciais e condomínios de luxo.
Uniformizados como técnicos de TV por assinatura e sem levantar nenhum tipo de suspeita, os bandidos são autorizados a entrar nos condomínios pelos próprios moradores e porteiros. E é aí que toda a ação começa: quem estiver no apartamento é amarrado e dinheiro, joias, eletrônicos e outros objetos de valor são roubados.
O golpe já vem acontecendo em diferentes partes do Brasil. Preparamos um post completo para que você entenda como acontece a fraude e não se torne vítima.
> A ação dos bandidos: criminosos disfarçados assaltam moradores de condomínios;
> Saiba como se proteger;
> Orientações de empresas do segmento.
Criminosos disfarçados: como os bandidos agem
Bandidos se passaram por funcionários de uma empresa de TV por assinatura e roubaram um apartamento em um prédio de luxo em Santos, no litoral de São Paulo.
Como estavam devidamente uniformizados, os criminosos disfarçados não levantaram qualquer suspeita para a portaria e foram liberados pelos próprios moradores. No dia anterior, foi oferecido ao morador um pacote de serviços de internet e telefone fixo com preços promocionais e, por isso, ele agendou uma visita.
Assim que chegaram ao apartamento, os bandidos anunciaram o assalto. Tanto o morador quanto a empregada foram rendidos e amarrados. A quadrilha conseguiu fugir levando joias e uma quantia em dinheiro.
Rio de Janeiro – Em outubro, crime parecido aconteceu no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, as vítimas que estavam no apartamento foram um casal de idosos, o neto e a empregada.
Os criminosos carregavam um rolo de cabos de TV que foi utilizado para amarrar a família. Na imagem do circuito interno do prédio, é possível ver que eles saíram como se nada tivesse acontecido, levando os objetos de ouro, relógios e celulares de todos.
Imagens do circuito interno mostram os criminosos subindo pelo elevador em prédio no Rio de Janeiro
Como se proteger?
No caso de criminosos disfarçados, é realmente mais difícil perceber que você pode estar sendo vítima de um golpe de assaltantes. A principal dica é estar atento a pequenos sinais e prezar pela sua segurança:
- Quando receber ligações de empresas que precisam fazer algum tipo de visita ou reparo, desligue e ligue para o telefone oficial da empresa para confirmar se essa informação é verdadeira;
- Peça informações sobre técnicos que irão à sua casa e transmita a informação para a portaria. Dessa forma, não basta que estejam uniformizados, mas apenas pessoas devidamente identificadas serão liberadas;
- Tenha cuidado ao abrir a porta e sempre confirme quem está do outro lado, como o uso de um olho mágico;
- Tranque sempre as portas do apartamento, mesmo em caso de saídas rápidas ou com o morador estando em casa;
- Invista em equipamentos de segurança ou botões de pânico;
- Se possível, prefira receber técnicos e entregadores embaixo do prédio ou na entrada do condomínio, sem acesso direto e imediato aos apartamentos;
- Evite revelar muitas informações para funcionários ou outros moradores pouco próximos, como detalhes sobre dinheiro, jóias, posses de forma geral.
Orientação da empresa
Esse tipo de ação criminosa pode afetar a relação com empresas prestadoras de serviço de diferentes segmentos. Normalmente, as visitas técnicas são previamente agendadas e devem partir, essencialmente, do contratante – desconfie de ligações de agendamentos presenciais que partem das empresas.
A principal orientação aos clientes é confirmar esse tipo de procedimento nas entrais, por telefone, evitando esse tipo de golpe.
Leia também
Monitoramento em tempo real é realidade para segurança em residências
Envie seu Comentário