Mais do que apenas permitir que a população tenha um dinheiro extra para gastar, a liberação do saque do FGTS também serviu de inspiração para os golpistas. Em uma rápida busca na internet é possível encontrar relatos de diversos de que outras pessoas têm sacado o dinheiro no lugar daquelas que verdadeiramente possuem o direito de saque.

golpe do motoboy

Para garantir a sua segurança financeira e não ser vítima dessa fraude, você deve sempre procurar os canais oficiais de consulta de saldo e saque do FGTS. Abaixo um guia completo:

Site da Caixa

O trabalhador deverá acessar o site da Caixa e na janela que vai abrir, informar o número do NIS ou CPF e clicar em “cadastrar a senha”.

Em seguida deve preencher com seus dados pessoais, criar uma senha de 8 dígitos e depois fazer o login novamente. Ou seja, voltar a acessar o site, só que agora com a senha para acesso.

Internet Banking

Essa é uma maneira muito prática, contudo, somente quem é cliente da Caixa Econômica poderá fazer a consulta.

Para movimentar a conta pelo Internet Banking será necessário criar um usuário, uma senha internet e uma assinatura eletrônica.

Para quem ainda não se cadastrou, basta acessar o site e dar andamento ao processo.

Aplicativo do FGTS

Através do aplicativo é possível, além de verificar o extrato, conferir o saldo, solicitar o saque imediato, consultar os canais de pagamento, ter acesso a informações divulgadas pelo banco e tirar dúvidas.

Para baixar o aplicativo, o procedimento é bem simples:

  1. O trabalhador deverá procurar na loja de aplicativos do seu celular, FGTS, verificar se foi a Caixa quem desenvolver o app, clicar em instalar e abriri o aplicativo.
  2. Selecione a opção “Cadastre-se” e preencher todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail
  3. Em seguida, deverá cadastrar uma senha de acesso que deve ser numérica, com seis dígitos e depois de incluir seus dados, clicar no botão “Não sou um robô”.
  4. Será enviado um e-mail de confirmação, no endereço de e-mail informado no cadastramento. A pessoa deverá acessar o e-mail e clicar no link que foi enviado.
  5. Após o cadastramento, abra o APP e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada, responder algumas perguntas simples e assim, ter acessos as funcionalidades do app.

Mensagens no seu celular

O banco também disponibiliza o serviço de envio de mensagens via SMS. É possível receber informações mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e também saldo atualizado do FGTS.​

O trabalhador também será informado quando houver valores liberados para saque.

Para fazer o cadastro do número do telefone, é possível fazer pelo terminal de auto atendimento ou ainda pelo site.

golpes contra aposentados

Caso já tenha sido vítima

Se por acaso o seu dinheiro foi já sacado por um criminoso, você deve saber que a Caixa tem por obrigação fazer a devolução imediata desta quantia. Isso porque a falha foi exclusivamente do banco, que liberou o valor para alguém que não era titular da conta. Portanto, basta abrir um processo de contestação do saque na própria agência.