Você trabalha para conquistar tudo que sempre sonhou, e então, finalmente, consegue comprar o carro que tanto queria. Até que um dia você se prepara, pega as chaves para buscá-lo onde havia estacionado, e ele não está mais lá.
Ou, muito pior, é obrigado de forma violenta e sob ameaças a entregá-lo a um criminoso junto com outros pertences, ficando para trás apenas com a sensação de medo, revolta e impotência.
O que poderia ser apenas uma contextualização, é realidade nacional. No Brasil, um caso por minuto entra para as estatísticas de roubos e furtos de veículos. Em 2016, foram 557 mil casos, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os números representam um aumento de 8% em relação ao ano anterior. De todos os crimes dessa natureza registrados, mais de 40% estão concentrados nas capitais.
Preparamos um post detalhado para que você possa entender mais sobre o assunto e evitar os roubos e furtos de veículos.
> Saiba os lugares onde há mais casos no Brasil;
> Objetivos e finalidades dos bandidos que cometem esse tipo de crime;
> Dicas para evitar se tornar uma vítima de roubos e furtos de veículos.
Campeões de casos
Somando roubos e furtos de veículos proporcionalmente à frota de cada estado, o Rio de Janeiro é o campeão de ocorrências, com 916,7 crimes por 100 mil carros, totalizando mais de 58,5 mil casos. Goiás ficou como o segundo colocado.
Quando se fala em capitais, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ganha com 1.446 furtos e roubos por 100 mil. São Paulo ficou em terceiro lugar, concentrando 15% das ocorrências no Brasil, com 226 roubos ou furtos por dia.
Finalidades
Os casos de roubos e furtos de veículos em todo o país estão diretamente associados ao uso em outros crimes, seguido pelo abandono do carro, e também para a comercialização em desmanches clandestinos.
Desde 2014 há uma lei em São Paulo que prevê que apenas estabelecimentos previamente pelo Detran podem revender peças usadas passíveis de serem rastreadas. O objetivo é justamente coibir a ação de locais que trabalham com peças que são frutos de roubos e furtos de veículos.
Roubos e furtos de veículos: aprenda a evitar!
- Escolha bons locais para estacionar
Priorize estacionamentos fechados ou ruas iluminadas, próximo a edifícios com vigia e câmeras de monitoramento.
- Não deixe nada dentro do carro
Evite ao máximo despertar o interesse de pessoas mal intencionadas para o que há dentro do veículo. Até mesmo uma sacola vazia pode ser interpretada como algo de valor.
- Evite expor informações pessoais
Até mesmo adesivos podem dizer muito sobre a vida e os gostos do proprietário do veículo: local de estudo, de trabalho, se o veículo é de uma mulher sozinha ou de uma família. Esses são pequenos sinais que podem afetar sua segurança.
- Não deixe documentos dentro do carro
Tanto documentos referente ao próprio veículo como os seus pessoais! Boletos bancários, cartões, informações sobre o seu endereço podem se tornar uma ajuda para que os criminosos invistam em novos crimes contra o seu patrimônio.
- Verifique se o veículo está trancado
Na rua, em um estacionamento ou mesmo na garagem da sua casa, é fundamental conferir se o carro está adequadamente trancado. Essa é uma medida que deve ser tomada, especialmente, no caso de travas automáticas, que podem falhar.
- Invista em dispositivos de segurança
Além de bloqueadores, localizadores e rastreadores, dispositivos como correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção são algumas das táticas que podem desencorajar a ação de um ladrão.
- Não dê informações para desconhecidos
Manobristas e flanelinhas costumam perguntar sobre o tempo que o veículo ficará estacionado. Evite dar informações detalhadas sobre a sua ausência para não dar margem a uma possível ação. Fuja também dos falsos mecânicos!
- Evite deixar as chaves com manobristas e lavadores
Nem sempre é possível, mas o ideal é que você possa levar a chave e deixar apenas o veículo, evitando uma possível cópia da chave, que pode ser feita fácil e rapidamente.
- Não namore dentro do carro
Isso chama a atenção de criminosos, que podem tentar uma abordagem mais agressiva e perigosa.
- Planeje seu itinerário
Especialmente se for transitar por um lugar que você pouco conhece. Busque informações e entenda o trajeto, mesmo que esteja guiado por um GPS.
- No semáforo, mantenha a distância do carro da frente
Uma medida simples é uma forma defensiva e eficiente caso você perceba alguma ação suspeita e precise arrancar com o veículo rapidamente.
- Esteja sempre atento
Seja antes de entrar na sua garagem, ao estacionar ou até mesmo ao parar em um semáforo: tenha uma boa percepção de tudo que está acontecendo à sua volta. Se notar um suspeito ou comportamento estranho, não pare e acione a polícia.
Leia também
Uber é perigoso? Saiba como o aplicativo de transporte age em investigações
Envie seu Comentário