O WhatsApp está entre os aplicativos de mensagens que mais cresce pelo mundo, sendo uma das redes sociais mais utilizadas. Se você gosta de usá-lo ou precisa fazê-lo, há algumas etapas que você pode seguir para proteger sua segurança e privacidade. Entenda a seguir como evitar o roubo de whatsapp.
Isso vai além da criptografia integrada do WhatsApp, que está ativada por padrão e não pode ser desativada. A criptografia garante que suas mensagens só possam ser lidas no telefone do destinatário. A mesma coisa acontece com chamadas de voz e chamadas de vídeo,
- Verifique a criptografia para conversas confidenciais
Embora o WhatsApp criptografe todas as conversas por padrão, às vezes você deseja garantir essa segurança. Esta é uma boa prática, principalmente para compartilhar informações confidenciais, como um número de cartão de crédito ou um contato confidencial.
Para verificar a criptografia, inicie uma conversa com o contato escolhido. Na janela de bate-papo, toque no nome do contato e, em seguida, toque em criptografia.
O padrão de 40 dígitos que aparece é o código de segurança. Você pode verificar esse código manualmente comparando os dígitos, pedindo ao contato para ler o QR code ou digitalizando o código do seu contato com o botão “ler código”.
- Ative as notificações de segurança
Quando um novo dispositivo acessa uma conversa já existente, um novo código de segurança é gerado para ambos. Além disso, o WhatsApp pode enviar uma notificação quando o código de segurança for alterado. Desta forma, você também consegue verificar a criptografia com seu contato, garantindo sua segurança.
Para ativar as notificações de segurança, vá para WhatsApp > Configurações > Conta > Segurança > Mostrar notificações de segurança e mude o botão para verde.
- Ative a verificação em duas etapas
Se o serviço for compatível com seu aparelho, você deve usar a autenticação de dois fatores. Isso adiciona uma senha periódica ao WhatsApp e garante que seus dados não sejam acessados por outra pessoa.
Para ativar a autenticação de dois fatores, acesse Menu > Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Habilitar. Siga as etapas para criar um código PIN de seis dígitos. Escolha uma combinação que lembrará facilmente. É importante ressaltar que adicione um endereço de e-mail para recuperar esse código, caso você o esqueça.
As verificações periódicas da senha são aleatórias, portanto, não é exatamente o mesmo que bloquear uma conversa por senha. Mas esse não é o propósito da autenticação de dois fatores. O objetivo é impedir que outra pessoa acesse sua conta do WhatsApp sem o seu consentimento. É realmente um dos melhores novos recursos do WhatsApp e também está disponível na versão web do WhatsApp.
- Você não pode proteger o WhatsApp com uma senha
Infelizmente, não há como bloquear o WhatsApp com uma senha. O WhatsApp informa isso explicitamente e recomenda o uso de um aplicativo de bloqueio de terceiros para esta função.
Em iPhones, não há como proteger o WhatsApp com senha. A Apple não permite isso, seja com uma senha ou identificação por toque.
Por enquanto, o pin de autenticação de dois fatores periódicos é sua única forma segurança. Portanto, a única maneira de manter o WhatsApp privado e longe dos olhares curiosos é usar uma senha ou um padrão de bloqueio em seu telefone.
- Desative os backups em nuvem (se você se preocupa com a privacidade)
A criptografia de ponta a ponta é incrível, mas há uma lacuna: o WhatsApp faz backup dos bate-papos no Google Drive ou iCloud. Dessa forma, se você reinstalá-lo mais tarde, poderá recuperar suas mensagens antigas. Mas este backup não é criptografado.
Portanto, se você realmente se preocupa com sua privacidade, isso é algo que você precisa desativar. Lembre-se de que armazenar seus dados com a Apple e o Google pode não protegê-lo contra a escuta de governos.
Para desativar backups automáticos na nuvem:
No iPhone: WhatsApp > Configurações > Bate-papo > Bate-papo de backup > Cópia de Segurança Automática > Off.
No Android: WhatsApp > Menu > Configurações > Bate-papo > Backup de bate-papo > Backup para Google Drive > Nunca.
- Cuidado com os golpes
Por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, você pode receber alguns golpes no WhatsApp. É preciso conhecer alguns dos mais populares e atentar-se para não cair nessas ciladas. Ataques de hackers são uma forma de acessar suas mensagens do WhatsApp .
Os golpes mais comuns são aqueles que falam sobre uma versão premium do WhatsApp, “WhatsApp Gold” ou sobre a expiração de sua conta. Não importa como seja redigido, o golpe tem a ver com fazer você pagar pelo WhatsApp. Lembre-se: o WhatsApp não é um serviço pago. A empresa já deixou claro que o WhatsApp será gratuito para sempre.
Leia notícias sobre os golpes mais comuns do WhatsApp e como reconhecer e evitar o spam do WhatsApp para saber como se proteger.
- Use os aplicativos oficiais do WhatsApp para desktop
Para usar o WhatsApp em seu computador você precisa sincronizar seu telefone com o WhatsApp Web ou com os aplicativos de desktop WhatsApp. Para fazer isso com segurança, baixe o aplicativo oficial para desktop.
A principal razão para isso é que o WhatsApp Web pode ser facilmente manipulado, sendo essa uma das maiores ameaças à segurança que os usuários do WhatsApp enfrentam.
Evidentemente existem opções melhores do que a versão para desktop oficial do WhatsApp, mas não troque a segurança por alguns recursos extras.
- Proteja sua privacidade no WhatsApp
O WhatsApp não é o aplicativo de mensagem mais privado que existe, mas dá aos usuários pelo menos algum controle. Acesse Configurações > Conta > Privacidade para ver tudo o que está à sua disposição.
Você pode controlar quem visualiza sua última atividade no aplicativo, sua foto de perfil, informações sobre status e localização. Você também pode desativar as confirmações de leitura, para que os risquinhos azuis sejam desativados.
Não há uma recomendação específica aqui, você pode escolher o que funciona melhor.
Você acha que o WhatsApp é seguro e privado?
Mesmo com todos esses recursos, você deve saber que o WhatsApp não é totalmente seguro. Na verdade, existem outros aplicativos de comunicação mais seguros que você pode experimentar. Mas para 99% por cento dos usuários regulares, os protocolos de segurança do WhatsApp são bons o suficiente. Certifique-se de sempre manter o aplicativo atualizado para ficar protegido contra violações de segurança.
Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então,SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia “Como Evitar a Violência“! Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar.
Envie seu Comentário