Como dirigir em segurança na neblina

O feriadão está só começando e se você, como muitos brasileiros, decidiu se aventurar pelas estradas e curtir os dias de folga com a família longe de casa, é bom estar sempre atendo às dicas de segurança no trânsito. Já falamos aqui sobre quais os cuidados se deve tomar para dirigir por longos períodos, na chuva ou mesmo com sono. Mas com o feriadão dessa vez acontecendo em pleno outono, é preciso pensar em como garantir a segurança da família em caso de neblina!

Cuidado com os faróis

Ao se deparar com fortes neblinas, principalmente à noite, é quase automático que a gente tente aumentar a intensidade do farol para conseguir alguma visibilidade extra. Pois saiba que isso é um erro bem comum – mas ainda um erro.

Em caso de neblina, você não deve nunca usar faróis altos. Nesse caso, usá-los baixos será muito mais eficaz. Isso acontece porque com o farol virado para baixo a luz precisa enfrentar uma quantidade muito menor de gotículas de água (que é do que é “feita” a neblina) até encontrar o asfalto. Já o farol na potência máxima fica virado para cima, precisando transpor uma verdadeira barreira de vapor de água até que consiga chegar ao chão. Faça o teste (com o carro parado, claro) e você conseguirá perceber que o farol alto faz com que a neblina fique bem mais esbranquiçada, formando quase uma parede em frente ao veículo, enquanto o farol baixo foca mais na pista à frente.

Se seu carro for equipado com faróis especiais de neblina na dianteira, sob o para-choque, ou com faróis de milha, não se esqueça de liga-los. Como estão localizados quase que rentes ao chão, eles conseguem garantir que você possa enxergar praticamente como se a neblina não existisse.

Pisca alerta

Por mais que pareça ser uma medida de segurança ligar o pisca-alerta, nem pense nisso. Muitos motoristas usam esse dispositivo para que fiquem mais visíveis para os carros que vêm atrás, tentando evitar acidentes.

Mas essa técnica na verdade confunde os outros motoristas, que na pouca luminosidade não conseguem entender se seu carro está parado na pista, quebrado no acostamento ou ainda sinalizando que vai virar para a direita ou a esquerda.

As luzes que seu carro possui na parte traseira já serão suficientes para que nenhum acidente ocorra, fique tranquilo. Ah! Mas, claro, isso se elas estiverem todas funcionando. Por isso é tão importante para a sua segurança, e a dos demais motoristas, que você mantenhas seu veículo em bom estado de conservação e faça revisões frequentes.

Mantenha uma distância segura

Por mais que pareça óbvia, essa dica é uma das mais importantes. Ao dirigir na neblina mantenha uma distância maior do que o normal do carro da frente e diminua a velocidade.

O maior perigo que se pode encontrar em pistas com baixa visibilidade é a colisão em série. O veículo da frente, por não enxergar a pista, freia bruscamente, você não tem espaço suficiente de frenagem e acaba o atingindo. O carro logo atrás de você só consegue perceber a colisão quando não há mais tempo de brecar, e assim sucessivamente, causando um grande acidente e colocando diversas pessoas em risco.

Com essas dicas em mãos, é hora de conferir se o carro está com a manutenção em dia, juntar a família e as bagagens e botar o pé na estrada com segurança!! Um bom feriado a todos!!

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

− 3 = 1