É bastante óbvio dizer que o mundo gira em torno da internet. Conectados 24 horas por dia, nós utilizamos as redes sociais para lazer e trabalho, sendo praticamente impossível hoje em dia se manter desconectado.
E é por isso que sempre buscamos novas dicas para que vocês, que nos acompanham, possam se manter seguros na internet. Algumas, como as listadas abaixo, são bem simples. Mas precisam ser reforçadas sempre que possível:
- Use uma senha forte e inesquecível. E troque-a com frequência.
- Adote o uso de senhas diferentes para diferentes contas.
- Fique atento aos links enviados para você, mesmo que venham de um amigo. Ele pode estar infectado.
- Tenha cuidado ao navegar em computadores públicos. Na verdade, evite usá-los. Se for necessário usar, não esqueça de fechar todas as abas e deslogar de todas as contas.
- Verifique se o seu dispositivo está protegido.
- Cuidado ao navegar em um Wifi público. Alguns deles foram configurados para fins de coleta de dados.
- Tente divulgar o menor número possível de informações pessoais nas suas descrições de perfil.
- Deixe as informações privadas sempre, para que somente as pessoas com sua autorização possam ver.
- Busque pelo seu nome nas redes sociais periodicamente para verificar se ninguém está se passando por você.
- Sempre avalie muito bem quem você irá adicionar em seu perfil e procure não aceitar solicitações de desconhecidos.
- Não publique fotos em que as fachadas de sua casa, faculdade, trabalho ou local de lazer favorito estejam aparecendo.
- Não utilize aplicativos que compartilham sua localização exata.
- Não faça “check-in” em estabelecimentos para publicar no Facebook.
Depois de seguir os procedimentos acima, chegou a hora de tomar medidas mais complexas.
Utilize um aplicativo de gerenciamento de senhas
Usar uma senha fraca ou não segura pode ser um risco, deixando seu computador vulnerável. Felizmente, a evolução da internet trouxe algumas ferramentas úteis para proteger sua senha. São aplicativos que oferecem uma senha forte e também mantêm você livre de ataques. Eles estão disponíveis para todos os sistemas operacionais e são facilmente encontrados.
Seja notificado sobre atividades estranhas
Você pode interromper facilmente as tentativas dos hackers de obter acesso às suas contas quando elas são detectadas cedo. Isso pode ser feito acompanhando suas atividades online. Instale aplicativos e programas de detecção de intrusos.
Use antivírus
Além de instalar os antivírus, como já dissemos ser indispensável, atualize com frequência a ferramenta. As atualizações, normalmente, servem para que módulos de proteção a novos vírus descobertos sejam colocados em seu computador.
Verifique a política de privacidade de todas as contas sociais
Toda conta de mídia social possui configurações de segurança e privacidade, que você pode modificar para ajudar a melhorar sua segurança. Fique atento às suas configurações. O Facebook, por exemplo, possui uma opção de aprovação que login que exige um código sempre que alguém tenta logar na sua conta.
As configurações de privacidade no Facebook também têm uma opção para controlar suas postagens. Você pode escolher quem os vê.
Use um endereço de email verificado
Há um recurso útil em todas as redes sociais, que você pode ativar com facilidade. É a opção de alertas em e-mails verificados. Na prática, o que acontece: sempre que há uma tentativa de login na sua conta, um email é enviado automaticamente para você.
Envie seu Comentário