Mais uma vez, começamos um texto por aqui dizendo que o Whatsapp está no centro de um novo golpe. Desta vez, a fraude envolve a liberação do 13ª salário do Bolsa Família.

A forma de aplicar o golpe é bem simples, mas mesmo assim tem deixado alguns beneficiários do programa do Governo com dúvidas sobre como agir. Trata-se de uma mensagem de texto com um longo questionário. Ela promete acesso à liberação instantânea do benefício.

Mas vale lembrar que o Ministério da Cidadania vem explicando desde de julho que qualquer comunicação nesse sentido é falsa! Eles não enviam qualquer tipo de aviso para a população por meio do Whatsapp.

Veja a mensagem que é divulgada através do WhatsApp buscando dar golpe em beneficiários do Bolsa Família:

Governo abre este mês as inscrições para quem vai receber o décimo terceiro salário no valor de R$ 998,00 do programa Bolsa Família, confira se você tem direito ao Benefício: Responda o questionário antes de prosseguir Você possui cadastro no programa Bolsa Família?

( ) SIM ( ) NÃO Recebeu o benefício do programa em 2019?

( ) SIM ( ) NÃO Já possui o cartão do Bolsa Família?

Além disso, a mensagem direciona o internauta para o site “confirmehoje.com”, que é fraudulento.

phishing

Como evitar

  • Não responda links adicionados a e-mails ou no Facebook.
  • Não abra anexos contidos em qualquer e-mail que não tenha sido solicitado por você, mesmo que aparentemente seja de uma empresa de confiança.
  • Proteja suas senhas e não revele-as a ninguém.
  • Verifique sempre a URL dos sites antes de clicar. Em muitos casos de phishing pode ocorrer erro de grafia
  • Mantenha seu navegador atualizado e utilize atualizações de segurança.
  • Tenha sempre um antivírus e uma ferramenta antiphishing atualizados em seu computador.
  • Não clique em links recebidos pelo whatsapp sem antes perguntar sobre o que se trata para quem o enviou. Não clique também se a pessoa responder que acabou de receber e decidiu compartilhar.