Um levantamento recente realizado pela PSafe mostrou que o golpe do Whatsapp Clonado gana cada vez mais força no Brasil! Ao menos 8,5 milhões de brasileiros já tiveram o aplicativo clonado. Isso representa cerca de 23 novas vítimas ao dia.
Entre os principais danos sofridos estão o vazamento de conversas privadas como o principal prejuízo da clonagem (26,7%); envio de links com golpes para outros contatos (26,6%); solicitações de dinheiro aos amigos (18,2%), perda da conta (18,0%); e chantagem (10,5%).
Apesar de não ser novo, o golpe ganhou mais força no Brasil no ano passado, chamando atenção dos usuários para a necessidade de mais cuidados e atenção no uso do aplicativo.
A clonagem quase sempre tem o mesmo intuito: ludibriar familiares e amigos da vítima e obter informações pessoais. Para aqueles que possuem backup de conversas no app, o vazamento de conversas antigas é um risco. Mas mesmo sem nenhuma conversa arquivada os bandidos ainda conseguem colher informações que possam ser vazadas ou utilizadas para chantagem.
Isso porque com o número clonado eles conseguem se passar pela vítima e mandar mensagens para pessoas mais próximas. Além das conversas, pode ter certeza: o bandido vai pedir um dinheiro “emprestado” para resolver alguma suposta situação de emergência, garantindo que a devolução ocorrerá no dia seguinte.
Obviamente, quem cair na lábia e transferir o valor solicitado (geralmente para uma conta “laranja”, de titularidade totalmente diferente da vítima clonada) nunca mais será ressarcido.
Como evitar
O golpe só representa perigo para aquelas pessoas que não possuem o recurso de autenticação dupla ativado em seus perfis do WhatsApp — essa funcionalidade solicita que você informe uma segunda senha numérica (que você mesmo cria) ao ativar o mensageiro em um novo dispositivo.
Mais do que isso, mesmo que você não tenha a verificação em duas etapas ativadas, nunca compartilhe com ninguém qualquer tipo de código que receber. O próprio WhatsApp também tem buscado alternativas. Na última semana, por exemplo, a mensagem SMS que é enviada com o código de autenticação vem com um aviso, logo após a sequência numérica: “não compartilhe esse código”.
Caso você tenha caído no golpe, é importante fazer um Boletim de Ocorrência. Isso pode evitar que outras pessoas se tornem vítimas. Além disso, você deve avisar a todos os seus contatos sobre a clonagem e pedir para que não mantenham nenhum tipo de contato com quem estiver em posse do seu número.
Para tentar recuperar o número clonado, você pode solicitar uma nova verificação por SMS. Você precisará fazer login no WhatsApp, e confirmar o código de seis dígitos que chega via SMS. Assim, qualquer outra pessoa utilizando a conta será desconectada automaticamente. Caso isso não funcione, se prepare para a burocracia, pois provavelmente precisará entrar em contato com o suporte do Whatsapp e informar o ocorrido.
Envie seu Comentário