A onda de violência é crescente, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso, além de culpar os governantes e questionar as ações das autoridades policiais, é fundamental que o cidadão comum tenha posturas preventivas e saiba quais são as reações ideais em determinadas situações de risco. Por exemplo, você sabe como agir em um sequestro?
Embora a modalidade mais comum entre os criminosos seja o sequestro-relâmpago, em que a vítima fica em poder dos bandidos por minutos ou por poucas horas enquanto eles fazem saques bancários e compras com os cartões de crédito, o sequestro em que a vítima é deixada em cativeiro ainda acontece, e vem daí a necessidade de prevenção e cuidado redobrado.
> Desaparecimentos no Brasil: pessoas que podem ter sido vítimas de homicídios ou sequestros;
> Como se prevenir da ação de um sequestrador;
> Saiba como você deve agir caso seja sequestrado.
Desaparecimentos: sequestros ou homicídios?
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em estudo feito a pedido da Cruz Vermelha, entre 2007 e 2016 foram registrados mais de 690 mil boletins de ocorrência por desaparecimentos no Brasil. Em média, 190 pessoas desapareceram por dia nos últimos 10 anos, oito por hora.
Quando o assunto é sequestro, o desaparecimento torna tudo ainda mais difícil – principalmente se os bandidos não entram em contato com a família da vítima. O desaparecimento não é considerado crime, é feito o boletim de ocorrência e não há investigação a não ser que haja indícios de um crime como o sequestro em si, ou homicídio.
Como se prevenir da ação de um sequestrador?
É impossível saber se você será um alvo dos bandidos, mas algumas atitudes podem fazer com que você seja visto como fatores que dificultam a ação, afastando os criminosos. Veja como você pode evitar a ação de sequestradores:
- No carro, mantenha os vidros fechados, portas trancadas e deixe a bolsa na parte de trás do veículo, escondida;
- Seja a pé ou mesmo de carro, evite expor objetos de valor, como jóias, carteira ou mesmo o celular;
- Evite fazer sempre o mesmo caminho, de modo que se torne quase impossível para uma pessoa má intencionada prever sua rotina ou trajetos;
- Fique sempre atento a tudo que acontece ao seu redor. No carro, mantenha o hábito de olhar os retrovisores mesmo quando estiver parado;
- Evite caminhos por ruas desertas ou mal iluminadas;
- Se perceber que está sendo seguido, procure estabelecimentos comerciais movimentados e entre;
- Não dê informações muito pessoais sobre posses e hábitos a pessoas que você pouco conhece;
- Evite andar com altas quantias em dinheiro e fique atento ao sair de agências bancárias.
Como agir em um sequestro?
Se, mesmo com essas dicas, você não conseguiu evitar e foi pego por bandidos, é importante saber como agir em um sequestro para se proteger de danos que vão além das perdas de bens materiais.
- Não reaja e mantenha uma postura de passividade. Evite os movimentos bruscos;
- Faça o que for pedido por eles,
- Tenha atitudes que possam acalmar os bandidos e mantenha as mãos sempre à mostra para demonstrar que você não é uma vítima que oferece risco a eles;
- Acalme-se e tenha uma atitude observadora: veja quantos são, se estão armados, se são bem preparados fisicamente, seu estado emocional e o que desejam;
- Evite insultar o sequestrador, tocar em assuntos sensíveis ou falar palavrões;
- Tente manter a noção do calendário e do tempo que você estiver sob o poder dos sequestradores;
- Siga as instruções das autoridades durante o resgate.
Leia também
Golpe do falso sequestro ainda faz vítimas em todo o país
Tecnologia e segurança caminham lado a lado no combate ao crime
Envie seu Comentário