Casa segura começa pelas portas e janelas

Pensando em como aumentar a segurança da sua residência mas não sabe por onde começar? O ideal é sempre focar a atenção primeiro nas portas e janelas. Mas se você não sabe como fazer isso e quais pontos precisam ser observados ou melhorados para garantir mais segurança para a sua família, calma que a gente ajuda!

Para começar, quanto maior o número de portas ou janelas voltadas para a frente de sua residência melhor a proteção. Isso porque você poderá ter uma visão maior de quem se aproxima. Além disso, a exposição causada pelo número grande de janelas pode acabar intimidando os bandidos.

briga de vizinhos

Mas cuidado! Ter muitas janelas também pode oferecer perigo! Nada de deixar televisões e aparelhos de som muito à mostra. Eles podem acabar se tornando a isca perfeita para os criminosos.

Você sempre deve conseguir enxergar quem bate à sua porta antes de abrir. Mesmo em condomínios e apartamentos. Então, não abra mão do olho mágico. Lembre-se: sua porta só serve como dispositivo de segurança enquanto ela estiver fechada.

Portas de madeira são as mais comuns, mas faça alguns testes com ela: Bata na porta e veja se ela soa “oca”. Portas externas devem ser maciças e o mais reforçadas possível. Verifique também se ela se ajusta perfeitamente ao batente! Frestas maiores e portas empenadas sempre são mais fáceis de serem arrombadas.

As fechaduras devem também ser bastante resistentes! As fechaduras antigas e as do tipo “de cilindro” são consideradas totalmente obsoletas e levam poucos segundos para serem abertas, enquanto as com chave tetra são bastante seguras. Tenha, de preferência, mais de uma trinca na mesma porta.

E nunca, nunca mesmo, confie apenas naquela correntinha que fica presa na porta e no batente. Ela é muito frágil e até o mais fraco dos ladrões vai conseguir arrebentá-las com um simples empurrão.

golpe do aluguel

Não economize em trancas ou cadeados! Todo o sistema de trancamento conta tempo a seu favor e o tempo trabalha contra os interesses do criminoso. Isto pode significar a diferença entre sua residência ser ou não invadida.

Quanto às janelas existem também alguns cuidados a serem tomados. O primeiro deles é não ter nenhuma muito próxima da porta. Através delas o criminoso pode alcançar a fechadura destas para abri-las.

Dependendo do tipo da janela de correr, um orifício atravessando a folha interna da janela e penetrando até a metade da folha externa poderá servir também como tranca. Existem inúmeras formas de se trancar uma janela e você deve sempre ter em mente que trancas sempre atrasam a ação do criminoso.

Por fim, telas instaladas contra insetos podem, ao mesmo tempo, reforçar a segurança, se forem metálicas e firmemente presas à porta ou janela protegida.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

− 1 = 9