Se você trabalha em casa em tempo parcial ou integral, existem riscos de segurança para o seu home-office dos quais você precisa estar ciente e se proteger. É fácil se tornar complacente. Em um escritório externo, parece muito mais provável que alguém possa invadir seu espaço, acessar arquivos em seu computador, baixar um vírus em todo o servidor que atacar os computadores do escritório e comprometer seu local de trabalho. Como a casa é um espaço privado, muitas vezes esquecemos que outras pessoas também podem interferir nesse espaço.
Mas, infelizmente, isso é perfeitamente possível. Aqui estão cinco dicas para garantir que você não perca um dia de trabalho (ou mais) devido a práticas inadequadas de segurança na Internet:
- Use uma senha segura
Sua senha é sua primeira linha de segurança para o seu home-office, seja para proteger seu computador, seu e-mail e outros programas, portanto, certifique-se de definir uma senha forte. A última coisa que você quer fazer é deixar sua senha onde qualquer pessoa possa encontrá-la. Infelizmente, é exatamente isso que muitas pessoas fazem: deixam as senhas de seus computadores em uma nota adesiva ao lado da tela. Se alguém invadir seu escritório em casa, isso lhes dará acesso fácil ao seu computador, e como muitas pessoas utilizam a mesma senha para tudo ou não deslogam de programas em seus computadores domésticos, um hacker pode ter acesso a quase todas as suas informações de uma só vez.
- Assine um serviço VPN
Quais são as chances de alguém realmente invadir sua casa e entrar em seu escritório? Não é tão provável quanto o roubo de identidade, que ocorre a cada dois segundos. Em vez de deixar a senha na mesa, muitas pessoas pensam que essas informações estão mais seguras em um documento no computador ou telefone.
Mas não é assim. Na verdade, seu computador está compartilhando aleatoriamente informações sobre seu histórico de navegação, logins e outras coisas confidenciais com cada site que você visita. Muitos sites não permitirão que você os acesse se os cookies estiverem desativados, mas os cookies são facilmente espionados por hackers, especialmente em redes WiFi públicas. Assinar um serviço de Rede Privada Virtual (VPN) e usá-lo em todos os seus dispositivos permitirá que você oculte suas informações, enviando-as por um túnel a um servidor de terceiros, deixando os hackers isolados.
- Criptografe seus e-mails
Quando você está se comunicando com seu chefe e colegas de trabalho de seu escritório em casa, pode ser necessário enviar informações confidenciais por e-mail. Mas o e-mail não é tão seguro quanto você pode imaginar (ou desejar). Provavelmente, seu provedor de serviços de Internet já está examinando seus e-mails em busca de palavras-chave para ajudá-los a fornecer melhor publicidade para você. Além disso, é incrivelmente fácil interceptar e-mails entre você e a pessoa com quem está entrando em contato.
O e-mail criptografado funciona de maneira semelhante a uma VPN, ocultando tudo o que você está enviando para que fique visível apenas para você e para o destinatário pretendido, sendo assim um aliado para a segurança para o seu home-office. Isso o ajudará a evitar violar acidentalmente as políticas de segurança da sua empresa ao trabalhar em casa.
- Use antivírus
Um antivírus forte pode parecer óbvio, mas você ficaria surpreso ao descobrir o número de pessoas que não se preocupam em instalar os programas adequados em seus computadores. Claro, todos esperamos nunca encontrar um vírus, mas malwares e spywares estão se tornando cada vez mais problemáticos, independentemente do tipo de sistema operacional que você está executando (isso mesmo, os usuários do Mac também não estão seguros!). A instalação de um antivírus ajudará a prevenir vírus, além de fazer uma varredura em seu computador regularmente para encontrar problemas e limpá-los.
- Não se esqueça do seu bom senso
Embora você possa zombar e revirar os olhos com a ideia de que alguém ainda abriria um daqueles golpes de e-mail que recebe, isso ainda acontece e, além do mais, os ataques de phishing (enganar pessoas para que compartilhem informações confidenciais) estão se tornando cada vez mais sofisticados e podem colocar a perder todas as dicas de segurança para o seu home-office.
Além de apenas encontrar links suspeitos em seu e-mail, você também pode encontrar um site (mesmo que seja confiável) que foi invadido e configurado para roubar informações de usuários ou infectá-los com malwares. O pior é que muitos desses sites podem parecer totalmente normais. Um ataque de phishing comum é configurar um site espelho que pareça idêntico ao site original, com apenas algumas alterações secundárias. Novamente, um bom software antivírus e uma VPN o ajudarão a proteger seu computador e sua conexão com a Internet, mas se você suspeitar que algo está acontecendo com um site, saia dele!
Trabalhar em casa é um privilégio maravilhoso que pode nos permitir passar mais tempo com nossa família, mas é definitivamente um privilégio e não deve ser abusado. A última coisa que você deseja é comprometer acidentalmente informações confidenciais da empresa usando práticas de segurança em uma rede não segura!
⇒ Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então, SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia COMO EVITAR A VIOLÊNCIA! Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar. Quer proteger a si mesmo e a quem você ama? CLIQUE AQUI!
|
Envie seu Comentário