Filmes e séries para refletir sobre o racismo

Com as séries e filmes fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas, o mundo passou a ter mais uma arma no combate ao preconceito racial, a homofobia e o machismo: a cultura!

Filmes, séries, documentários, diversos materiais que mostram por meio de histórias reais ou fictícias a realidade do preconceito e da discriminação ao redor do mundo.

Abaixo listamos alguns dos principais títulos para quem deseja refletir sobre o tema. Vale lembrar que, no Brasil, segundo o IBGE, do total de 16 milhões de brasileiros na extrema pobreza, a grande maioria é negra ou parda.  Outro dado apresentado pelo instituto mostra que entre a população negra 9,9% é analfabeta, ao passo que entre a população branca, este número é de 4,2%. O o abismo social entre brancos e negros ainda é muito grande.

Preconceito Racial

Vamos aos filmes!

What Happened, Miss Simone?

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, “What Happened, Miss Simone?” conta a história de uma das maiores lendas da música americana. Nina Simone foi pianista, cantora, compositora e uma obstinada ativista pelos direitos dos negros norte-americanos. Neste filme, a diretora Liz Garbus traça a trajetória da artista trazendo à tona como as questões raciais permearam toda a sua vida e obra.

Corra!

Um dos maiores sucessos de 2017 e o primeiro filme com Jordan Peele na direção, “Corra!” discute racismo de uma forma que começa sutil, com apenas aquele desconforto inicial de quem sabe o que é sofrer discriminação velada. A apreensão de Chris (Daniel Kaluuya) ao conhecer a família branca da namorada é compreensível, até mesmo esperada. Já seria uma boa demonstração de como negros são afetados pelo racismo se não tivesse todo o segredo pavoroso da família Armitage, mas, com a reviravolta, tudo fica ainda mais perturbador.

Infiltrado na Klan

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Moonlight: Sob A Luz Do Luar

Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

− 4 = 2