Se os criminosos ficam ainda mais especializados, se reinventam e usam de novas tecnologias e estratégias para driblar as leis, tecnologia e segurança também precisam caminhar de mãos dadas rumo a um dia a dia mais seguro para os cidadãos em meio ao caos urbano.

Alarmes, sistemas modernos de monitoramento e tecnologia de ponta podem ser eficazes na proteção e no combate ao crime, mas medidas simples também podem contribuir com a resolução de casos.

Esses são os casos de rastreadores de celulares e smartphones, e os aplicativos que contribuem para que as pessoas saibam pontos críticos de insegurança pela cidade, por exemplo.

tecnologia e segurança

A equipe do Violência Social preparou um post para que você saiba mais de que forma tecnologia e segurança podem trabalhar juntos:

> Veja casos solucionados com a ajuda de tecnologia e segurança;

> Conheça os principais aplicativos que podem contribuir para a sua proteção contra a violência urbana.

 

Tecnologia e segurança aliadas na resolução de casos

Em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, a Polícia Militar localizou a motocicleta e o celular que foram roubados da vítima que prestou queixa. A rapidez na solução do caso foi possível graças à possibilidade de rastrear o smartphone da vítima, chegando ao local onde estavam os dois bens roubados.

Em Praia Grande, no litoral de São Paulo, policiais localizaram e prenderam uma quadrilha que havia roubado o carro de um analista de sistemas. A vítima havia sido assaltada na madrugada e, ao ser obrigada a abandonar o carro, teve também de deixar seus pertences aos criminosos. A localização do automóvel e dos demais objetos roubados também foi possível graças ao aplicativo de rastreamento de celular da vítima.

 

Aplicativos contribuem para a segurança

tecnologia e segurança

Além de sistemas próprios dos smartphones, equipamentos altamente tecnológicos e outras medidas que visam a proteção dos cidadãos, algumas medidas simples podem ajudar no cuidado diário e caso você seja vítima de bandidos.

Alguns aplicativos permitem saber os lugares mais vulneráveis em determinada localização e contribuem para o registro de ocorrências e a segurança de outros usuários. Conheça aqueles que podem colaborar no seu dia a dia:

  1. B.O Coletivo – Registre ocorrências como furtos, roubos e sequestros em um mapa coletivo e consulte situação dos locais de interesse. O app conta também com uma seção de telefones úteis, com contatos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Samu;
  2. Onde Fui Roubado – A plataforma colaborativa mapeia roubos, furtos e outros crimes pelo Brasil. Anonimamente os usuários podem fazer consultas de informações por regiões e sinalizar ocorrências. Também funciona no computador;
  3. Sinesp Cidadão – Ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o aplicativo é um módulo do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas) que permite que o cidadão consulte roubos ou furtos de qualquer veículo no Brasil graças a uma parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito);
  4. Cerberus Antirroubo – Um dos melhores para rastrear um celular roubado. Além de mostrar a localização do aparelho, é possível tirar foto de quem o está utilizando, gravar áudio do ambiente e ver as redes Wi-Fi nas quais o smartphone está conectado. Atualmente a plataforma só está disponível para Android.