À medida que a tecnologia e o conhecimento evoluem, eles são usados para avanços e também para mudanças negativas nas relações humanas. Substâncias químicas que poderiam ser utilizadas de diferentes formas, de repente, se tornam armas de guerra.

Os ataques químicos na própria Guerra da Síria representam bem esse tipo de violência que se espalha pelo mundo, mas ela vai além. Como é o caso das substâncias químicas vendidas ilegalmente pela internet a fim de facilitar assassinatos e suicídios.

substâncias químicas

Neste post você vai ficar por dentro dos principais pontos que você precisa saber sobre ameaças químicas:

> Ataques químicos e guerra na Síria;

> Componentes proibidos: assassinatos e suicídios;

> Denuncie a comercialização ilegal.

 

Ataques químicos na Síria

Em abril deste ano, dezenas de pessoas foram mortas por sufocamento em um ataque químico em Duma, na Síria.

Ainda que existam especulações e investigações sobre o caso, a acusação é de que o regime de ASsad lançou um barril-bomba com substâncias químicas venenosas contra civis em meio a uma ofensiva das forças do governo Sírio a Duma.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), ONG que monitora a guerra civil no país, disse à época que não podia confirmar se armas químicas haviam sido usadas no atentado.

 

Substâncias químicas: componentes proibidos

Drogas, guerras e também uma verdadeira arma em meio à sociedade civil. Determinadas substâncias químicas são usadas para causar dolo também em ataques e proporções menores.

Exemplos disso são os casos de violência contra si mesmo, como o suicídio do executivo Rodrigo Medea Cursi, de 32 anos, em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

A Polícia Civil investiga quem foi o responsável por enviar a Cursi um frasco com 25g de uma substância que tem venda proibida no mundo inteiro, mas que foi adquirida por meio de um site na internet. O produto chegou a ser usado pelo exército nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

O executivo foi encontrado caído no chão do quarto por familiares após ingerir a substância, foi socorrido, mas não resistiu. Na cômoda, estava o frasco da substância venenosa. Ele estava afastado do trabalho por depressão e também passava por acompanhamento psiquiátrico.

 

Comércio ilegal

substâncias químicas

A internet é um dos principais caminhos que os criminosos encontram para o comércio de substâncias ilegais

Muitas substâncias químicas nocivas, perigosas e venenosas são vendidas ilegalmente em diferentes sites da internet. Vender ou comprar esse tipo de produto é crime.

Além de fomentar um comércio diretamente associado à violência, esses elementos podem causar danos ainda mais sérios. Saiba como denunciar:

  • Anvisa – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebe denúncias por meio da Central de Atendimento da Anvisa: 0800 642 9782 ou pela Ouvidoria do órgão: http://portal.anvisa.gov.br/ouvidoria;
  • Disque Denúncia – Por meio da linha de atendimento 181;
  • Polícia Militar – Disque 190;
  • Boletim de Ocorrência – Registre um B.O. e busque as autoridades na delegacia mais próxima.

 

Leia também

O que é receptação? Não promova a prática que é crime

Polícia procura por pessoa que enviou substância usada por nazistas a executivo

Ataque químico deixa dezenas de mortos na Síria, dizem ONGs; governo Assad nega