A Copa do Mundo de Futebol é um dos momentos mais aguardados por milhões de brasileiros. Familiares e amigos se reúnem em frente à televisão, vão a bares ou até mesmo programam viagens para acompanhar o campeonato mundial bem de pertinho. Mas tanto entusiasmo gera também dúvidas: qual é a melhor forma de ter segurança na Copa?
Único país do mundo pentacampeão de futebol e em busca do hexa desde a última vitória, em 2002, o Brasil desperta um um carinho a mais pelo esporte que é considerada a paixão nacional.
Além das viagens para outros países e idas aos estádios, os que ficam por aqui gostam de reunir a turma para fazer dos jogos do Brasil uma grande festa. Mas, é preciso tomar cuidado!
Grandes eventos, festas e um grande número de pessoas em um único ambiente podem se tornar sinônimos de um ambiente instável ou desprotegido. Preparamos um post para que você busque a melhor forma de segurança na Copa.
> Convocação e paixões: respeito e amizade nos dias de jogos;
> Saiba como se proteger em eventos e festas durante a Copa;
> Vai viajar para a Rússia? Saiba os cuidados especiais nas idas aos estádios.
Futebol: paixões e preferências
Como uma boa paixão nacional, o futebol tem seus devotos, seus “haters” e a eterna disputa sobre o melhor time. Isso reflete até mesmo na hora de saber quem foram os jogadores escalados para vestir a camisa da seleção brasileira.
A um mês do início da Copa do Mundo na Rússia, o técnico Tite divulgou a lista de jogadores. E esse já é um primeiro passo importante para contribuir para um ambiente harmônico durante os jogos e para a segurança na Copa: respeite preferências e jogadores que já defenderam times rivais aos seus. Na grande disputa mundial, todos estão unidos por um mesmo ideal.
Segurança na Copa: assistir aos jogos em ambientes públicos
Se você é do tipo que gosta de assistir aos jogos da seleção na companhia da família e dos amigos em bares, restaurantes ou em ambientes com grande público em clima de festa, algumas dicas são importantes para manter o clima de descontração e a sua segurança na Copa.
- Tente não abusar das bebidas alcoólicas. Se beber, não dirija;
- Fique sempre atento a tudo a seu redor;
- Não deixe bolsas e objetos pessoais de valor esquecidos ou próximo a pessoas que você não conhece. Mantenha tudo sempre por perto e, se possível, junto ao corpo;
- Certifique-se de que o ambiente escolhido tenha um bom histórico e seja um local considerado seguro;
- Evite comentários pesados sobre a partida ou sobre os jogadores: cada um com suas preferências, evitando brigas e desentendimentos;
- Em caso de aglomerações ou confusões, saia imediatamente e busque ajuda da polícia;
- Respeite sempre outras seleções. O Brasil é o país da diversidade e você pode lidar com pessoas de outras nacionalidades, descendentes ou mesmo simpatizantes de outros países que podem se sentir ofendidos.
Alerta aos torcedores viajantes
Se você decidiu atravessar boa parte do globo para ver de perto os jogos do mundial, também é importante garantir sua segurança na Copa. Ainda que a Rússia seja um país com a taxa de criminalidade bem menor que a do Brasil e o turismo seja seguro, é preciso estar atento. Siga algumas dicas valiosas para garantir uma viagem mais tranquila:
- Ainda que você prefira usar cartões de crédito internacionais, tenha sempre uma quantia da moeda russa em mãos (Rublos) para casos de eventualidades;
- Evite carregar muitos objetos pessoais e de valor com você. Se possível, deixe-os trancados no seu quarto de hotel;
- A Rússia é o maior país do mundo em território, por isso, muita atenção aos deslocamentos e às pessoas que estarão a sua volta;
- Evite aglomerações;
- Especialmente em dias de jogos, prefira a proximidade com outros brasileiros;
- Caso esteja em lugar que aconteça um tumulto ou confusão, procure sair ou busque ajuda com as autoridades locais.
Envie seu Comentário