É possível evitar o golpe do Falso Prêmio

Golpe do falso prêmio atinge milhares de brasileiros todos os anos. Saiba como se proteger.

Mesmo com os inúmeros alertas feitos pelos noticiários de todo o País, o número de pessoas que caem nos golpes por telefone crescem a cada ano. O Golpe do falso prêmio é um deles. Não são poucos os casos de pessoas que recebem uma mensagem de texto falsa no celular, assinada por alguma emissora de televisão ou empresa famosa, informando que elas foram premiadas com carros 0km ou altas quantias em dinheiro.

Mas sejamos realistas: alguma vez você já viu isso acontecer de verdade? No post abaixo vamos falar um pouco mais sobre esse golpe tão comum.

– O golpe do Falso Prêmio

– Falsa Dívida

– Dicas de como evitar

O golpe do Falso Prêmio

Golpe do falso premio

Nesse tipo de golpe os torpedos são enviados pela internet ou por celulares furtados, para que não seja possível obter as informações corretas sobre o proprietário da linha com a operadora de telefonia. As mensagens contém avisos chamativos, como “você ganhou 10 mil reais em um sorteio do SBT” e um número de telefone para contato.

Quando você liga para descobrir como retirar o prêmio, os atendentes pedem, normalmente, coisas inusitadas, como: depositar algum dinheiro como doação para o programa, realizar uma transferência para que a empresa possa confirmar se sua conta bancária é válida ou comprar créditos de celular

Falsa Dívida

Golpe do falso premio

Semelhante ao golpe do Falso Prêmio, temos também o “Falsa Dívida”. Com um tom mais sério para que a vítima se sinta pressionada a retornar, o torpedo vem com seu primeiro nome e a informação de que seu nome será enviado para os serviços de proteção ao crédito caso você não retorne no mesmo dia para o número indicado.

Ao entrar em contato, você será informado sobre uma dívida que nem sabia que existia, eles te passarão o valor que você deve depositar e qual a conta corrente.

Dicas de como evitar

Tanto para o golpe do Falso Prêmio quanto para o de Falsa Dívida, é preciso ter em mente que nem bônus nem contas são informados dessa maneira. A recomendação é simples: nunca ligue para nenhum número informado por SMS.

Além disso, busque na internet o texto completo da mensagem que você recebeu e verifique se mais pessoas estão passando pela mesma situação.

Golpe do falso premio

Em todas as situações, a constante é a mesma: o suposto atendente domina. Articulado, te parabenizando pelo valor que acabou de ganhar e com o discurso na ponta da língua. Ele explica muito bem todos os procedimentos para recebimento, é muito bem treinado e convincente.

Caso receba uma ligação como essa, sempre questione, pergunte os termos do contrato, peça um momento para verificar se realmente foi contemplado. Um prêmio de verdade não será perdido por você se prevenir.

Outra coisa importante, quando você não conseguir se desvencilhar dos golpistas é questionar qualquer transação financeira que seja diferente do que está acostumado. Se tiver um caixa eletrônico por perto, se dirija até lá e peça que um atendente siga a conversa, pois você não estava entendendo direito.

Pergunte sempre sobre a forma de realizar qualquer procedimento que seja novo. Se você nunca recebeu uma transferência e não sabe se precisa digitar um código de liberação, por exemplo, pergunte!

Por fim, a principal e mais importante dica é: Se a ligação parecer suspeita, desligue o telefone. Não importa em que momento do golpe, a partir do momento em que algo fugir da normalidade para você, desligue.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

2 + 4 =