Você se sente inseguro quando caminha pelas ruas à noite ou quando está sozinho? Muitas pessoas pensam como se proteger em situações como essa, já que os principais alertas das autoridades apontam para que as vítimas não esbocem qualquer tipo de reação.
Mas você sabia que algumas atitudes simples podem inibir que uma pessoa mal intencionada nem mesmo se aproxime? Outras, podem repelir e proteger um grupo mais vulnerável, como as mulheres, de uma das situações que mais causam medo, além do assalto: o assédio sexual.
Neste post você vai ver:
> Comportamentos que inibem a aproximação de indivíduos mal intencionados;
> Como se proteger de uma abordagem sem armas;
> Alguns objetos criados especialmente para contribuir com a defesa pessoal.
Evite a aproximação
Melhor do que saber como se proteger, é evitar até mesmo que a abordagem aconteça. Alguns comportamentos podem inibir a ação de um bandido:
- Esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor;
- Evite uma postura “frágil”, que pode ser interpretada como uma vítima em potencial. Mantenha uma posição ereta e a cabeça erguida;
- Fale ao celular ou mexa nos smartphones somente em lugares seguros;
- Caso carregue uma bolsa, leve-a bem próximo ao corpo e para o lado de dentro da calçada;
- Durante o dia, o uso de óculos escuros pode afastar um possível agressor, que fica sem ter certeza se foi percebido pelo olhar da vítima;
- Tente manter uma distância segura de desconhecidos que se aproximam para pedir informações. Ainda neste caso, manter olhos nos olhos pode inibir uma abordagem, já que o suspeito sabe que você poderia reconhecê-lo;
- Não fique muito tempo parado dentro do carro. Aproxime-se do veículo já com as chaves na mão e, quando entrar, trave as portas e saia rapidamente.
Como se proteger de uma abordagem desarmada?
O ideal é que você nunca reaja a uma abordagem e entregue tudo que o criminoso deseja. No entanto, caso esteja claro que o bandido está desarmado, algumas atitudes podem evitar o roubo, agressões ou o assédio.
Conhecer técnicas simples de defesa pessoal podem ser de grande utilidade em momentos como esse. Mas, cuidado! É importante colocá-las em prática apenas quando estiver segura do domínio dos golpes e na certeza da ausência de armas.
- Memorize pontos vulneráveis que podem ser de grande utilidade na sua defesa pessoal contra o criminoso: nariz, olhos, garganta, cavidade abdominal, joelhos e virilha;
- Neutralize e trave o punho do agressor: dobre o punho para cima e puxe os dedos para lados opostos;
- Se você estiver muito perto, ainda pode atingi-lo com a mão na direção da gargante, entre as clavículas ou diretamente no nariz;
- Chutes podem ser direcionados a outros pontos mais sensíveis do bandido, como os joelhos e a virilha;
- A cabeçada forte também é uma das reações mais eficazes.
Acessórios para defesa pessoal
Para evitar o contato direto com o criminoso, alguns acessórios de defesa pessoal auxiliam na hora de saber como se proteger. Listamos alguns objetos capazes de anular ou neutralizar o ataque de uma pessoa mal intencionada:
- Alarme de bolso: o chaveiro aparentemente comum inclui um botão de segurança. Se você pressioná-lo, ouvirá um som alto e desagradável, que pode assustar o agressor e chamar a atenção de outras pessoas;
- Spray de pimenta: suas variações, incluindo os sprays de gengibre e de ervas, podem ser utilizados por civis. Eles atingem diretamente as mucosas do nariz, garganta e olhos do bandido, causando confusão, ardência e inibindo a possível ação. O acessório também é válido para o caso de agressões.
- Aparelhos de choque: a descarga elétrica pode paralisar a ação do agressor. Mas, é preciso estar atento, já que para utilizar esse acessório é preciso estar bem próximo ao bandido.
Envie seu Comentário