Segurança do Consumidor

Como não cair no golpe do intercâmbio

Conhecer uma nova cultura, um novo país, se tornar fluente em outro idioma e amadurecer. Essas são apenas algumas das vantagens de realizar um intercâmbio. Mas o sonho de morar e estudar fora do país pode se tornar em um verdadeiro pesadelo para a segurança do consumidor. Apoiados na ideia de que, na empolgação, os […]

Cuidado ao alugar casas na temporada

Já imaginou combinar um feriado maravilhoso em família na praia, alugar uma casa linda com piscina por um preço super acessível, carregar o carro, enfrentar horas de estrada e depois descobrir que nenhuma residência está reservada em seu nome? Pois esse golpe acontece com cada vez mais frequência, principalmente neste período entre o natal e […]

Fraudes nos aplicativos e transporte

Golpes assombram as pessoas todos os dias no Brasil. E para quem depende de aplicativos de transporte para se locomover ou para ganhar o pão de cada dia, a situação é ainda mais grave. Isso por que são inúmeras as histórias de problemas e prejuízos envolvendo os apps como Uber e 99 taxi. Um dos […]

Viagem de fim de ano sem sustos

Pretendendo tirar uns dias de folga com a família nesse fim de ano? Pois então saiba que algumas medidas de segurança são necessárias para que tudo saia conforme o planejado. Pensando em como ajudar os turistas nesse período de festas, o portal Booking.com preparou uma lista de como reservar sua hospedagem com segurança. Leia as […]

Golpe da cirurgia plástica

O sonho de ter um corpo perfeito ou se livrar de algo que incomoda, como uma gordurinha ou um leve desvio no nariz, acabou levando dezenas de mulheres do Brasil a se tornarem vítimas de um grande golpe e a terem sérios prejuízos financeiros. O golpe de falsa cirurgia plástica foi divulgado pelo G1 na última semana e […]

Compras seguras na Black Friday 2019

Mais uma Black Friday chegando e, junto com ela, uma série de golpes que podem comprometer a segurança do consumidor. Popular no exterior, principalmente nos Estados Unidos, a Black Friday é uma verdadeira febre quando o assunto é fazer compras com grandes promoções. Da mesma forma que os consumidores se preparam, poupam dinheiro ou separam […]

Novo golpe da maquininha de cartão

Mais um golpe está rodando o mercado e tirando o sono das pessoas que usam serviços de delivery. A nova modalidade, que já foi registrada em diversos apps de entrega, como Rappi, Ifood, entre outros, acontece quando o cliente seleciona a forma de pagamento em cartão. Ao fazer um pedido em que é necessário pagar […]

Novo golpe na compra e venda de veículos

Mais um golpe vindo direto de dentro da cadeia preocupa a população. Dessa vez ele aconteceu em Porto Alegre, mas serve de alerta para todos aqueles que desejam comprar ou vender automóveis. Principalmente para quem vai usar a internet como meio de divulgação ou pesquisa. Como o golpe acontece De dentro da penitenciária, o chefe […]

Golpe da venda porta a porta

Você já ouviu falar do golpe do travesseiro? Ou do golpe das panelas? Pois um casal de idosos em Curitiba já. Eles foram enganados e tiveram um prejuízo de 9 mil reais. E eles não são os únicos. Esses golpes são aplicados diariamente em todo o Brasil. Como o golpe acontece Mas, afinal: que golpes […]

Segurança do consumidor no Brasil é frágil

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), de setembro de 2017 a setembro de 2018 quase 8 milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude.

O estudo verificou que a maior parte das ocorrências (41%) trata de clonagem de cartão de crédito, mas também estão na lista de infrações o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), utilização de documentos para abertura de crediário (10%), pagamento de boletos falsos (10%), clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%), clonagem de placa de veículo (7%), entre muitos outros.

Você sabia que muitas pessoas sofrem golpes de lojas e empresas e nem sequer se dão conta disso todos os dias? Pois é. A propaganda enganosa, a prática de entregar um serviço diferente do que foi contratado, a dificuldade de acionar a garantia após a compra de um produto e problemas com combustível adulterado são tipos de golpe com os quais nos deparamos com frequência e nem sempre recebem a atenção que merecem.

Por isso, fique atento! esteja mais esperto diante de anúncios publicitários que oferecem oportunidades únicas a preços milagrosos. Leia atentamente os contratos antes de assiná-los. E caso qualquer coisa saia do comum, desconfie e procure seus direitos.

Confira abaixo algumas dicas para não ser pego por um golpe contra o consumidor.

– Saiba de quem você está comprando. Certifique-se da idoneidade da empresa.

– Desconfie de produtos com preços muito mais baixos do que os praticados no mercado e esteja sempre de olho em sites que comparam preços para não cair em falsas promoções, em que eles aumentam o preço original do produto para dar a sensação de que a margem de desconto está maior. Pesquise sobre a reputação da empresa e sempre exija nota fiscal. Assim você estará garantido caso precise trocar o produto ou pedir seu dinheiro de volta.

– Nada de aceitar os termos sem ler. Preste atenção em contratos e termos de garantia antes de assiná-los. Em caso de qualquer dúvida, procure um advogado. Um golpe muito comum das empresas é incluir cláusulas no contrato que anulam as anteriores e, com isso, você se vê desprotegido.

– Agora dicas para quem dirige: Abasteça sempre no mesmo posto, procure um que possua uma bandeira confiável e preste atenção no rendimento do seu carro. Isso também facilita na hora de cobrar uma possível indenização, caso o posto tenha vendido gasolina adulterada.

– De modo geral, bancos não se comunicam com os clientes por e-mail. Desconfie ao receber extratos ou faturas do seu banco por e-mail;

– Jamais confirme dados pessoais ou bancários por telefone ou e-mail. Caso tenha que confirmar algo, peça que o atendente fale ao menos os primeiros números do seu CPF, por exemplo, e confirme os poucos restantes. Caso seja alguma empresa que diga que precisa atualizar o seu cadastro, diga que no momento não pode falar e ligue você mesmo para o serviço de atendimento ao consumidor.

– Não acesse e-mails ou sites de banco em computadores públicos e tenha sempre um bom antivírus em seu celular e computador pessoal. Atualize-os e faça a varredura com frequência.

– Sempre faça o logout de redes sociais, e-mails, sites de banco, mesmo quando estiver usando o seu computador pessoal. Assim, você evita que seus dados fiquem armazenados no aparelho e em caso de roubo ou furtos você não saia prejudicado.

– Prefira os cartões de crédito com chip e senha. Eles são muito mais difíceis de clonar e em caso de perda, roubo ou furto o ladrão não conseguirá utilizá-lo.

– Desconfie de qualquer tipo de resgate de prêmios que sejam oferecidos por promoções que você não está participando.

– Tenha muito cuidado com oportunidades de ganho fácil. Infelizmente, na grande maioria das vezes, trata-se de um golpe.

 

Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então, SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia COMO EVITAR A VIOLÊNCIA!

Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar. Quer proteger a si mesmo e a quem você ama? CLIQUE AQUI!

 

 

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais