Novo golpe da maquininha de cartão

Mais um golpe está rodando o mercado e tirando o sono das pessoas que usam serviços de delivery. A nova modalidade, que já foi registrada em diversos apps de entrega, como Rappi, Ifood, entre outros, acontece quando o cliente seleciona a forma de pagamento em cartão.

Ao fazer um pedido em que é necessário pagar com o cartão de crédito ou débito na entrega, o entregador leva uma maquininha com a tela defeituosa, explicando ao cliente que a máquina caiu da moto e quebrou. E é aí que a coisa complica.

O entregador, que na verdade faz parte da organização criminosa, adiciona um valor muito maior na máquina e o cliente, que não consegue conferir na hora o número registrado, digita a senha.

Caso o cliente tenha saldo para a transação com o valor bem acima do previsto, o entregador vai embora e quando menos perceber, a vítima já foi roubada, por um valor muito maior do que a compra original realizada.

Os estabelecimentos

O que torna o golpe mais difícil de ser combatido é que os golpistas que se passam por entregadores levam, além da máquina com o visor quebrado, um segundo parelho. Nesse, eles pagam o valor correto aos estabelecimentos, para não causar suspeitas.

Como Evitar

Neste caso específico, a principal dica é não aceitar realizar qualquer pagamento quando a tela da máquina estiver quebrada. Você deve sempre poder conferir os valores registrados. Além disso, a Febraban também tem uma série de recomendações para que você utilize os cartões de forma segura e proteja o seu dinheiro!

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais