Especial coronavírus – golpe do falso agente de saúde

Com a pandemia de coronavírus no topo das notícias de todo o mundo, mais uma vez os golpistas encontraram uma brecha para atacar. Diversos relatos já foram feitos sobre pessoas mal intencionadas e sem identificação que estariam visitando diversas casas, se passando por agentes de saúde, na tentativa de entrar nas residências e cometer furtos.

Além de ser crime, a atitude impacta diretamente no trabalho realizado pelas Secretárias de Saúde Municipais, que atuam no atendimento à população, tanto em relação ao coronavírus como outras questões, como a dengue.

O golpe é muito semelhante ao dos falsos prestadores de serviço, que já citamos aqui anteriormente. E, da mesma forma, a principal forma de prevenção é ficar atento às identificações e não abrir a porta para estranhos. Mas existem mais formas de prevenção.

Como se proteger?

No caso de criminosos disfarçados, é realmente mais difícil perceber que você pode estar sendo vítima de um golpe de assaltantes. A principal dica é estar atento a pequenos sinais e prezar pela sua segurança:

Como evitar o coronavírus

Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. Além disso, Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

Qualquer hospital pode receber paciente com coronavírus?

Para que todas as pessoas sejam atendidas de forma adequada e os hospitais não fiquem sobrecarregados, é preciso considerar e diferenciar cada caso. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência estadual para isolamento e tratamento.

Os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização, sendo acompanhados pela Atenção Primária e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Acesse aqui a lista doshospitaisque prestam atendimento.

Acesse aqui a lista deUnidades de Básicas de Saúdeque prestam atendimento em seu município.

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais