Vazamento de dados abre brecha para golpe em residência

A cada dia mais pessoas buscam informações sobre como garantir a segurança de dados. São milhões de pessoas conectadas, com suas informações pessoais sendo cadastradas em diversos sites e que precisam de novas técnicas para se manterem seguras.

Na contramão disso, os casos de vazamento de dados se repetem, muitas vezes colocando em risco não só a segurança de dados como a segurança residencial dos internautas. É o caso do último vazamento registrado pela Claro, na última semana.

Desta vez, a falha de segurança está no sistema da operadora Claro, mais precisamente no portal de serviços “Minha Claro Residencial”. A denúncia foi feita com exclusividade ao Olhar Digital pelo grupo de pesquisadores “WhiteHat Brasil”. Uma grave brecha na segurança deixou os dados de mais de 8 milhões de pessoas vulneráveis.

São informações importantes e sigilosas, como nome completo, endereço, data de nascimento, CPF, e-mail e números de telefone. Esse tipo de falha é um prato cheio para golpes como o dos criminosos disfarçados de operadores de serviço.

Pensem como um criminoso que tem à disposição todos os dados pessoais de um cliente, além da certeza de que ele é atendido pela Claro. Qual você acha que será o próximo passo?

O golpe do falso operador de tv à cabo é antigo, muito já se disse sobre ele, mas infelizmente ainda faz diversas vítimas. Principalmente em casos como citamos acima. Afinal, os criminosos podem confirmar todos os dados da vítima com exatidão, passando uma falsa sensação de segurança.

Funciona da seguinte forma: Uniformizados como técnicos de TV por assinatura e sem levantar nenhum tipo de suspeita, os bandidos são autorizados a entrar nos condomínios pelos próprios moradores e porteiros. E é aí que toda a ação começa: quem estiver no apartamento é amarrado e dinheiro, joias, eletrônicos e outros objetos de valor são roubados.

Como se proteger?

No caso de criminosos disfarçados, é realmente mais difícil perceber que você pode estar sendo vítima de um golpe de assaltantes. A principal dica é estar atento a pequenos sinais e prezar pela sua segurança:

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais