Enfeites de natal podem causar acidentes

Natal chegando, casas decoradas, muitas luzes! Tudo perfeito para reunir a família no dia 25 e celebrar! Mas, será que nesse momento tão especial não é necessário tomar alguns cuidados de segurança? Acredite: instalar a decoração de natal de forma segura é essencial e pode ser determinante para que você não corra nenhum risco desnecessário.

No ano passado, por exemplo, uma casa no País de Gales foi destruída por um incêndio que começou com a árvore de Natal. Os piscas-piscas estavam na tomada quando a árvore começou a pegar fogo. O mesmo aconteceu em uma praça em Maringá, também em 2018, quando a decoração oficial da cidade foi destruída pelas chamas em plena madrugada.

Com esses exemplos em mente, entenda: a segurança da sua residência depende do seu cuidado e atenção. Por isso, separamos algumas dicas de como decorar a sua casa de maneira segura.

Além das orientações acima, você precisa se lembrar também dos outros enfeites de natal, principalmente em casas com crianças e animais. Para começar, escolha sempre as bolinhas de plástico para a árvore e se desfaça das antigas que quebram. Além disso, evite deixar fitas e laços na altura da mão das crianças. Elas podem puxar essa parte da decoração e acabar trazendo junto todos os outros enfeites – ou mesmo a árvore, que pode cair em cima dela.

Lembre também:

– Velas:tem um forte poder de atração para as crianças. Colocá-las em lugares que as crianças não possam ter acesso e sempre afastadas de elementos suscetíveis de se queimarem.

Bonecos: enfeites como presépios, anjinhos, renas, bonecos de neve, são muito atrativos para crianças também. Se coloque no lugar dos pequenos. Se os enfeites parecem brinquedos, eles vão querer brincar! Então esteja atento e compre sempre produtos de plástico, que não quebram. Por mais cuidado que você tome, as crianças podem acabar alcançando o enfeite e sofrendo graves acidentes caso eles sejam de vidro ou outro material cortante.

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais