Como criar senhas seguras

As senhas são uma importante parte da nossa segurança de dados. Seja para e-mails, dispositivos móveis ou cartões do banco, se proteger com uma senha forte é essencial para que você evite a perda de informações pessoais e dinheiro.

Primeiro de tudo, você precisa entender que para hackear uma senha os criminosos, normalmente, tentam fazer o login com o maior número possível de tentativas, até que ela seja quebrada (descoberta).

Leia também:

Nós sabemos que hoje em dia a maior parte dos provedores de e-mail e dispositivos já vem configurados para bloqueio após um número determinado de senhas incorretas. Mas não é por isso que nós devemos relaxar. Apesar dessa função auxiliar na segurança, existem atualmente na internet uma série de programas que auxiliam os criminosos a invadir sistemas e e-mails.

Além disso, quanto mais comum for a senha, mais fácil de ser hackeada. Palavras óbvias do seu cotidiano (como nome do seu animal de estimação ou do seu filho), repetições numéricas, aniversários, todas as senhas óbvias acabam tornando a vida dos cyber criminosos muito mais fácil. Outro problema comum é que muitas empresas mantêm uma senha padrão, como “admin” por exemplo, para que todos os funcionários. Apesar de facilitar o trabalho dos gestores, isso faz com que os equipamentos estejam muito mais vulneráveis.

Como fazer uma senha forte

Uma senha forte geralmente é definida como uma senha que demoraria muito tempo para ser adivinhada ou quebrada. E isso é possível de alcançar em poucos passos. O primeiro deles é nunca utilizar a mesma senha para todas as suas contas!

Veja mais algumas dicas:

Além disso, é preciso estar sempre atento às situações que pedem uma mudança mais frequente de senhas:

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais