Chuvas de verão trazem riscos e exigem prevenção

Saiba quais cuidados são necessários para que você fique seguro onde quer que esteja

Verão é sinônimo de sol, calor, dias mais longos e também muita chuva! Em grande parte das ocorrências, elas são intensas e rápidas. Em outras, poucas horas de tempestade são suficientes para chover o volume esperado para um mês inteiro. E é aí que mora o perigo: ainda que esperadas, as chuvas de verão causam podem representar riscos e grandes desastres.

Entupimento de bueiros, enchentes, deslizamentos, vias transformadas em rios e impossíveis de serem acessadas. Para moradores de áreas de risco ou que sofrem com os alagamentos, chuvas de verão podem significar o medo de perder tudo aquilo que foi construído em uma vida toda de trabalho.

 

Desastres causados pelas chuvas de verão

São muitas as razões que fazem com que as chuvas de verão tenham reflexos tão caóticos no dia a dia das cidades. Com o grande volume de água em pouco tempo, fica difícil que a vazão seja adequada.

Além disso, enchentes e alagamentos também podem estar associados ao desmatamento de encostas e assoreamento de rios, acúmulo de lixo nos bueiros, descarte irregular de materiais, insuficiência da rede de galerias pluviais e pavimentação de ruas e construção de calçadas, diminuindo a superfície de infiltração.

 

Como se proteger?

Se as chuvas de verão podem causar tanta destruição, é preciso estar preparado. Alguns cuidados prévios e determinadas posturas durante a chuva podem representar mais segurança para você e toda sua família. Saiba como se proteger:

 

Prevenção antes da chuva

Trace um plano assim que perceber que uma das ocorrências de chuvas de verão está prestes a começar. Tenha um lugar seguro onde você e sua família possam se abrigar em caso de inundação;

 

Cuidados durante a chuva

 

Depois da chuva

 

Leia também

Como se proteger dos casos de mortes por raios

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais