Violência doméstica, entenda se você está sendo vítima dessa agressão

Responda alguns questionamentos para entender se você está sendo vítima da violência dentro da sua própria casa

Desrespeito, humilhações, agressões verbais ou físicas, privação e negligência. Tudo isso sem sair de casa. A violência doméstica atinge milhares de mulheres no Brasil e no mundo. O sofrimento é causado dentro do ambiente doméstico e pode vir de um relacionamento afetivo, de familiares, amigos ou pessoas próximas.

Ainda que possa acontecer com homens, as mulheres representam a esmagadora maioria de vítimas da violência doméstica.

Mas por que, diante desse contexto de violência de diferentes tipos, essas mulheres não terminam esse ciclo de sofrimento que tem base em relações firmadas no lar? Nem tudo é fácil como parece. Muitas vítimas de violência doméstica são culpabilizadas, outras não recebem apoio da família e ainda há aquelas que são financeira ou emocionalmente dependentes de seus agressores.

Outras, ainda, nem mesmo entendem que estão sendo vítimas de uma crueldade. Nossa equipe preparou um post completo para que você saiba ainda mais sobre violência doméstica.

> Entenda quais são as manifestações dessa violência;

> Você está sendo vítima de violência doméstica? Responda algumas perguntas e entenda;

> Saiba como denunciar os agressores.

Tipos de violência doméstica

Violência psicológica – é caracterizada por ações como chantagem emocional, humilhação pública, vigilância e perseguição, constrangimento, humilhação, isolamento e privação do direito de ir e vir;

Violência moral – envolve calúnia, injúria e difamação da vítima;

Violência física – ofende a integridade ou a saúde corporal da vítima em ações como puxão ou apertão, empurrão, beliscão, bofetada, soco, mordida, arranhão, pontapé e agressões mais graves que podem levar à morte;

Violência patrimonial – retenção, subtração ou destruição de objetos, bens, valores, instrumentos de trabalho ou documentos pessoais. Também acontece quando o responsável pela renda familiar usa o dinheiro como forma de punição, deixando de pagar ou comprar algo importante para o bem da família.

Você está sendo vítima?

Muitas vezes disfarçada de brincadeira, ciúmes e relação abusiva romantizada, a violência doméstica nem sempre é identificada pela própria vítima.

Fique atenta aos sinais e perceba se você está sofrendo com isso. Também alerte as pessoas da sua convivência, respondendo às seguintes perguntas:

Se você respondeu “sim” a pelo menos uma dessas perguntas, você corre riscos e deve buscar ajuda!

Denuncie!

A maior arma contra a violência doméstica é a denúncia. Saiba como registrar o abuso de um agressor:

 

Leia também

Diferentes tipos de machismo vitimizam mulheres todos os dias

Violência faz com que mulheres procurem métodos de defesa pessoal

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais