Regras básicas de segurança na cozinha

Cozinhar é divertido, mas a segurança da cozinha é uma prioridade, principalmente em casas com idosos e crianças. Existem muitos equipamentos e riscos ambientais que podem ser extremamente perigosos nesse ambiente e tomar cuidado com a cozinha faz parte das obrigações de quem se preocupa com a segurança da família.

Objetos afiados, como facas, a porta do forno, os eletrodomésticos e até mesmo as bactérias podem oferecer risco real para todos os moradores da casa. Por isso, observar as regras básicas de segurança na cozinha é um bom hábito a ser desenvolvido.

A primeira orientação, que é na verdade a regra mais importante, é: sempre preste atenção no que está fazendo! Não se distraia com celulares ou outros aparelhos eletrônicos enquanto cozinha e planeje toda a faxina antes mesmo de começar. Além disso, tenha à mão equipamentos de segurança, como panos e extintores de incêndio.

Também é importante estar ciente de quem está no espaço. Por exemplo, as crianças nunca devem ser deixadas sozinhas na cozinha, assim como os idosos que tenham alguma dificuldade de locomoção ou que já tenham uma certa dificuldade para manusear equipamentos afiados.

Quer saber quais são as demais regras básicas de segurança na cozinha? Confira abaixo a lista completa preparada pela equipe do Segurança da Família:

Além dessas regras, o Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), listou mais algumas que também devem ser seguidas à risca caso você tenha crianças em casa!

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais