O que é phishing e como se proteger

O phishing é um dos crimes mais comuns na Internet e o que o torna tão frequente é a facilidade com que pode ser aplicado. Seja por e-mail, redes sociais, sites ou whatsapp, basta um clique sem atenção para que o golpe ocorra.

Como o golpe acontece

Primeiro, vamos entender: Phishing é o nome de uma técnica aplicada por criminosos na internet com o objetivo de obter suas informações pessoais, como, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

É importante ressaltar que nesse golpe os links parecem ter sido enviados por empresas legítimas, como Paypal, redes de supermercado, bancos. São e-mails e sites bastante convincentes, que contém falsas mensagens que te induzem a acreditar que precisa atualizar, validar ou confirmar informações de seu cadastro.

Nesse momento, você é então redirecionado a um site falso e acaba, por conta própria, entregando informações pessoais para os criminosos. Esses dados podem ser utilizados para fraudes bancárias, chantagem da vítima, difamação e muitos outros tipos de contravenção.

Leia também: Roubo de dados pessoais e a ação de hackers

Como se prevenir do phishing

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais