Como agir em um sequestro? Veja dicas para sua segurança!

É impossível prever se você será vítima da ação de criminosos, mas algumas atitudes podem contribuir para que você saia ileso de uma situação de risco

A onda de violência é crescente, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso, além de culpar os governantes e questionar as ações das autoridades policiais, é fundamental que o cidadão comum tenha posturas preventivas e saiba quais são as reações ideais em determinadas situações de risco. Por exemplo, você sabe como agir em um sequestro?

Embora a modalidade mais comum entre os criminosos seja o sequestro-relâmpago, em que a vítima fica em poder dos bandidos por minutos ou por poucas horas enquanto eles fazem saques bancários e compras com os cartões de crédito, o sequestro em que a vítima é deixada em cativeiro ainda acontece, e vem daí a necessidade de prevenção e cuidado redobrado.

> Desaparecimentos no Brasil: pessoas que podem ter sido vítimas de homicídios ou sequestros;

> Como se prevenir da ação de um sequestrador;

> Saiba como você deve agir caso seja sequestrado.

 

Desaparecimentos: sequestros ou homicídios?

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em estudo feito a pedido da Cruz Vermelha, entre 2007 e 2016 foram registrados mais de 690 mil boletins de ocorrência por desaparecimentos no Brasil. Em média, 190 pessoas desapareceram por dia nos últimos 10 anos, oito por hora.

Quando o assunto é sequestro, o desaparecimento torna tudo ainda mais difícil – principalmente se os bandidos não entram em contato com a família da vítima. O desaparecimento não é considerado crime, é feito o boletim de ocorrência e não há investigação a não ser que haja indícios de um crime como o sequestro em si, ou homicídio.

 

Como se prevenir da ação de um sequestrador?

É impossível saber se você será um alvo dos bandidos, mas algumas atitudes podem fazer com que você seja visto como fatores que dificultam a ação, afastando os criminosos. Veja como você pode evitar a ação de sequestradores:

 

Como agir em um sequestro?

Se, mesmo com essas dicas, você não conseguiu evitar e foi pego por bandidos, é importante saber como agir em um sequestro para se proteger de danos que vão além das perdas de bens materiais.

 

Leia também

Golpe do falso sequestro ainda faz vítimas em todo o país

Tecnologia e segurança caminham lado a lado no combate ao crime

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais