Turismo de aventura exige medidas preventivas para sua segurança

Não basta sair para aproveitar a natureza, é preciso redobrar a atenção e se assegurar contra possíveis perigos

Quais são seus passeios favoritos em família? Já pensou em estar próximo à natureza e fazer a adrenalina subir em um turismo de aventura? O que tem tudo para ser uma experiência especial, inesquecível e divertida pode se transformar em um pesadelo em meio a possíveis perigos.

Trilhas, mergulho, rapel, caminhadas para explorar áreas verdes, passeios em cavernas. Seja qual for a sua preferência na hora de escolher a opção de turismo de aventura, é fundamental saber os riscos de cada atividade, como se prevenir e proteger toda a família em determinadas situações.

Isso porque em muitos casos você não consegue usar aparelhos como o GPS ou smartphone, tanto pela falta de sinal ou pelo tipo de atividade. Em outros, são necessários mais esforços físicos, e há ainda os passeios que necessitam de cuidados específicos, como roupas especiais, equipamentos de proteção etc.

> Conheça o caso da família que se perdeu em uma cachoeira após ser atacada por abelhas;

> Saiba quais são as medidas preventivas para garantir sua segurança em um turismo de aventura.

 

Família é atacada por abelhas e se perde em mata

Uma família de cinco pessoas, incluindo uma criança de 11 anos, foram atacadas por abelhas e se perderam na Cachoeira dos Macacos em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo.

Depois de fugir do ataque dos insetos, a família se perdeu na mata. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e, com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar de Ribeirão Preto, realizaram buscas pela região. Eles foram localizados e resgatados cerca de duas horas depois.

De acordo com os bombeiros, uma das mulheres chegou a ter arritmia cardíaca devido ao susto, e a criança foi medicada com antialérgicos. Segundo o hospital, todos passam bem apesar do susto e da dificuldade do resgate no acesso à trilha.

 

Turismo de aventura: que cuidados você deve tomar?

Possíveis riscos ou casos que aconteceram com outras famílias não devem ser motivo para você desistir do turismo de aventura. Com orientação profissional adequada, medidas de segurança e tudo para garantir a sua proteção e de toda a família, o passeio será livre de perigos e inesquecível.

Saiba como se prevenir para aproveitar sua aventura da melhor forma possível:

  1. Procure sempre guias e pessoas credenciadas que possam auxiliar e indicar a melhor forma de fazer o passeio e os horários ideais, principalmente no caso de trilhas e cachoeiras;
  2. Use roupas e calçados apropriados para o turismo de aventura, que proporcionem conforto, segura e não limitem os movimentos;
  3. Não esqueça equipamentos como mapas, GPS, pequenas mochilas para carregar suprimentos e água, além de acessórios como óculos de sol, boné, protetor solar, repelente, lanternas e pilhas reservas;
  4. No caso de cachoeiras, verifique se há pedras e qual a profundidade do local;
  5. Respeite suas limitações, medos e doenças que podem não combinar com determinados tipos de atividades ao ar livre;
  6. Cuide da natureza e a respeite sempre. No turismo de aventura, deixe o ego de lado e tome cuidado com o excesso de coragem. Como se trata de um passeio que depende unicamente do ambiente externo e dos recursos naturais, você pode estar sujeito ao imprevisível e às adversidades.

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais