Excesso de velocidade é uma das principais causas de mortes no trânsito

Imprudência é forma de violência no trânsito e faz vítimas em cidades e estradas de todo o país

A imprudência, o desrespeito às leis e ao próximo são formas de violência no trânsito. Tão presente nas cidades e nas estradas de todo o país, essas atitudes se manifestam com motoristas embriagados, uso de celulares ao volante, ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade e outras diferentes formas.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos devido ao trânsito em todo o mundo, outras 40 milhões ficam feridas. Na América, o Brasil é o quarto país com mais mortes que são resultados dessas imprudências.

A irresponsabilidade e a quase ausência de medo de acidentes podem explicar os casos de excesso de velocidade, por exemplo: acidentes de trânsito são os maiores responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos e, o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

A equipe do Violência Social fez um post completo para que você entenda os impactos do excesso de velocidade e da violência no trânsito.

> Os acidentes causados pela imprudência no trânsito;

> Multas e penalidades para quem dirige com excesso de velocidade;

> Dicas importantes para um trânsito mais seguro.

 

Imprudência no trânsito

Um motorista trafegava em alta velocidade durante a madrugada em uma avenida de Santos, no litoral de São Paulo, quando perdeu o controle sobre o carro e capotou. O veículo ficou quase completamente destruído e o motorista sobreviveu sem grandes danos. Ele admitiu que dirigia em excesso de velocidade.

A sobrevivência do condutor do veículo é um final feliz para uma história que, normalmente, tem tudo para dar errado. Os finais de semana e feriados, especialmente durante a noite e pela madrugada, são os momentos mais críticos para essas situações.

Jovens aliam excesso de velocidade e, muitas vezes, bebidas alcoólicas e o resultado disso é o grande reflexo da imprudência na direção.

Em setembro, durante o feriado de Independência, somente no estado do Paraná, foram oito mortes nas estradas federais do estado. A maioria delas causadas pelas altas velocidades e pelo descaso dos motoristas.

 

Excesso de velocidade: multas e penalizações

Durante esse feriado, nas mesmas estradas paranaenses, foram 73 flagrantes de motoristas bêbados, mais de 500 ultrapassagens em locais proibidos e mais de 9 mil casos de excesso de velocidade.

Quem comete essa infração, não fica impune. Cerca de 70% dos motoristas de São Paulo respeitam as leis de trânsito e não receberam uma única multa em 2017. O problema está justamente nos outros 30%.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, juntos, eles são responsáveis por todas as multas na capital paulista. Os números são tão impressionantes que as penalidades por excesso de velocidade ultrapassam a marca de 5,5 milhões somente no ano passado.

De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura de quatro cidades do ABC Paulista (Santo André, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires), a região registra 30 multas por hora somente de motoristas que ultrapassam os limites para trafegar.

O excesso de velocidade representa mais de 30% das infrações de trânsito registradas no ABC. Entre janeiro e junho deste ano, a soma de arrecadação das prefeituras de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires chegou a R$ 52 milhões provenientes das multas.

Multas – Você sabia que existem diferentes multas e agravantes por excesso de velocidade? Entenda:

 

Dicas para um trânsito mais seguro

O trânsito é construído diariamente por todos os cidadãos: motoristas, pedestres, ciclistas. Para melhor harmonia e redução da violência no tráfego, é fundamental respeitar as leis e estar atento a dicas valiosas:

Segurança da Família

Publicações recentes

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais